Após fase de teste, onda verde será implantada na quarta

Sincronização de semáforos acontecerá nas Avenidas Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima
Após fase de teste, onda verde será implantada na quarta

Com pouco mais de um mês de iniciada a fase de teste de sincronização dos semáforos, a Onda Verde será implantada na próxima quarta-feira (1) nas Avenidas Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima, duas das mais movimentadas vias da capital.

O projeto, que tem como objetivo proporcionar maior fluidez ao trânsito da capital alagoana, já conquistou bons resultados mesmo ainda nesta fase de testes. Nas redes sociais, os internautas comemoram a iniciativa. “É nítida a melhora!! Levei 25min do centro ao antares, às 18h,!! Isso é engenharia!!!”, disse a internauta Camila Barbosa em uma rede social. “Achei que funcionou muito bem nos testes, aprovadíssimo”, completou João Freire.

Chamado de Onda Verde, o nome do projeto se refere à cor verde dos semáforos e a sincronia deles no percurso realizado pelos condutores que trafegam nas avenidas. Uma vez sincronizados, todos os semáforos vão estar abertos para os veículos ao mesmo tempo, em uma espécie de “onda”.

“A sincronia dos semáforos já está sendo bem aceita pelos usuários das avenidas. Diante da boa aceitação e resultados positivos, na próxima quarta-feira (01), o projeto deixa a fase de testes e passa a ser implantado”, destacou o superintendente municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Tácio Melo.

Mas, para que o fluxo de veículo ocorra com fluidez, é importante que o motorista mantenha uma velocidade média de 50 km/h, como alerta o superintendente. “É importante que os condutores respeitem a velocidade permitida para que todos possam ser beneficiados”, destacou.

Além das Avenidas Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima, a SMTT também estuda a implantação de semáforos sincronizados em outras avenidas, como a Tomás Espíndola e Gustavo Paiva.

Não são só os condutores de veículos são beneficiados. A medida da SMTT contempla ainda os semáforos tipo LED para a travessia de pedestres nas faixas de segurança. “O semáforo permite uma maior visibilidade diurna e noturna aos pedestres, além de possibilitar a economia de energia e evitar o descarte de lâmpadas incandescentes no meio ambiente”, disse Melo.


Secom/Maceió

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate