Candidatos ao governo mostram despreparo em debate na TV

Encontro foi marcado por pegadinhas e respostas evasivas
Candidatos ao governo mostram despreparo em debate na TV

O debate realizado pela TV Pajuçara – entre às 22h40 de sexta-feira,26 e às 00h46 deste sábado, 27 – serviu para revelar melhor o que pensam os candidatos a governador e, principalmente, se estão preparados para assumir o comando do Estado a partir de 1º de janeiro de 2015.

Marcado por pegadinhas, provocações e respostas evasivas, o debate revelou que a maioria dos candidatos não conhece bem Alagoas nem seus problemas.

Todos tiveram o mesmo tempo e as mesmas oportunidades, mas no desempenho, “quanta diferença”.

O candidato do PEN, Coronel Goulart teve dificuldades em responder se é ou não laranja. Para tentar “provar” que não está a serviço de Renan Filho, do PMDB, partiu para o ataque contra o Júlio Cezar, do PSDB.

Com desempenho abaixo do razoável, Goulart não soube responder o que é uma Startup, tratou de bater no governo de Téo Vilela e no final pediu desculpas pela “agressividade” contra JC.

Mário Agra, do PSOL, repetiu a boa performance que teve no debate realizado, há duas semanas, na TV Alagoas. Mais uma vez o candidato do PSOL concentrou seu discurso na condenação da dívida do estado com a União e tentou bater em todos, mas concentrou seus golpes em Renan Filho e, principalmente, em Benedito de Lira, do PP.

Júlio Cezar defendeu o governo, fez boa tabelinha com Renan Filho em alguns momentos e se engasgou ao tentar responder Goulart, que o acusou de ser aposentado da PM com apenas 44 anos de idade. JC disse que é da reserva da PM – o que dá no mesmo.

Afora isso, o tucano foi bem ao falar de educação, investimentos do estado e segurança.

Joathas Albuquerque, do PTC, que apareceu derramando lágrimas no Guia Eleitoral na quarta-feira passada, 24, foi uma “metralhadora giratória”, mas seus tiros não atingiram nada, nem ninguém.

Quase que por um “milagre” político Murici não entrou na pauta do debate na Pajuçara e Renan Filho terminou se mostrando bem preparado para o “encontro”. Ele parece ter estudado as respostas, conseguindo aproveitar bem o tempo. Na maioria das vezes conseguiu ser objetivo ao apresentar propostas para a segurança e educação, entre outros temas.

Ainda assim, Renan Filho “alfinetou” Benedito de Lira – sobre a participação do senador no governo de Téo Vilela e os ataques feitos no Guia Eleitoral – ao lhe dirigir duas perguntas.

Biu tentou responder as questões no improviso, negou que faça ataques na TV e, irritado, lembrou que o PMDB de Renan Calheiros (pai de Renan Filho) também fez parte do governo Vilela, na primeira gestão, em 2007.

Algumas propostas

Quem prestou atenção ao debate ouviu poucas propostas, além das promessas de que educação, saúde e seguranças são prioridades.

Além da renegociação da dívida, Mário Agra disse que pretende cortar gastos do governo com itens como viagens, locação de carros e gabinete militar. “Como dinheiro economizado vamos investir em segurança, saúde e educação”.

Júlio Cezar pretende continuar com as ações que estão dando certo no governo Vilela – entre elas a construção de casas populares, o canal do sertão e a atração de empresas.

Benedito de Lira pretende investir em escolas de tempo integral, formação técnica para os jovens e prometeu ainda ações enérgicas, priorizando a saúde, a educação e a segurança.

Renan Filho pretende renegociar a dívida e investir os recursos em educação. O candidato também disse que chamará para si a responsabilidade da segurança pública e que não vai tolerar o crime de mando no estado.

A cobertura

Quem perdeu o debate pode ver a reexibição na NET no TNH1 TV no sábado (27), das 10h às 12h, das 18h às 20h e no domingo (28), das 15h às 17h e das 22h às 00h.

O Gazetaweb fez a cobertura completa do debate. A reportagem está neste link:

http://gazetaweb.globo.com/noticia.php?c=378841&e=51

O próximo debate

Já está confirmado. Será na TV Gazeta de Alagoas, na próxima terça-feira, 30, depois da novela Império (por volta das 22h30). Vão participar 5 candidatos: Renan Filho, Benedito de Lira, Júlio Cezar, Mário Agra e Joathas Albuquerque.

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate