Agricultores recebem capacitação em barragem subterrânea em Alagoas

Treinamento ocorreu na região do Alto Sertão do Estado
Agricultores recebem capacitação em barragem subterrânea em Alagoas

Nos dias 23 e 24 de setembro foram ministrados curso e dia de campo em barragem subterrânea para agricultores familiares, pedreiros, técnicos e estudantes do Alto Sertão de Alagoas, município de Piranhas.

Foram dois dias de intenso debate onde foram abordados os aspectos de locação, construção, tipos e modelos, manejo da tecnologia, do solo, da água, alternativas de cultivo, custos, vantagens, limitações e potencialidades das diversas classes de solos para construção de barragens subterrâneas. O curso e dia de campo foram ministrados pelos pesquisadores Flávio Adriano Marques e Maria Sonia Lopes da Silva, ambos da Embrapa Solos.

“O evento se constituiu em um ambiente rico em diálogo com os agricultores, que são os protagonistas da pesquisa, com os pedreiros que efetivamente estarão construindo a barragem subterrânea, com os técnicos que serão os multiplicadores, e com os estudantes que serão os futuros atores-multiplicadores das TSs implantadas pelo projeto”, afirmou a coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento Rural e Tecnologias Sociais do IABS, Carla Gualdani.

Participaram do curso e dia de campo sete agricultores-pedreiros, cinco estudantes, três técnicos e cinco agricultores-experimentadores. O dia de campo foi realizado no Sítio Bananeiras, no município de São José da Tapera, onde o agricultor “Seu” Dedé mostrou sua experiência com barragem subterrânea. “Depois da barragem subterrânea na minha vida e da minha família eu tô vivendo bem graças a Deus, até já fiz uma segunda barragem com o dinheiro do coentro e alface que tirei da primeira”.

O dia de campo mostrou aos participantes que com o domínio das TSs pelas famílias se pode ter um melhor convívio com as diversidades do clima, do solo e da vegetação do Semiárido.

Segundo o pesquisador Flávio Adriano Marques, é fundamental na seleção do local para construção de barragem subterrânea que se avalie bem o grau de envolvimento da família pela tecnologia e que a equipe de construção tenha um mínimo possível de conhecimento sobre solos, para que se aumentem as chances de sucesso da implantação e implementação da tecnologia na propriedade.

O curso é o dia de campo fizeram parte do ciclo de Oficinas de Capacitação em Tecnologias Sociais (TS) – Prêmio Mandacaru I, realizado pelo Centro Xingó de Convivência com o Semiárido, cuja gestão está sob a responsabilidade do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e sustentabilidade – IABS. Essas oficinas constituem etapas de um projeto de Convivência com o Semiárido para implantação de TSs apropriadas em agroecossistemas de vinte famílias agricultoras. É um projeto desenvolvido pelo IABS em parceria com a Universidade Politécnica de Madrid – UPM.

Embrapa

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate