SMTT vai disponibilizar aplicativo para usuários do transporte público coletivo

Ferramenta está em fase de teste e Superintendência estima que em dezembro programa esteja concluído
SMTT vai disponibilizar aplicativo para usuários do transporte público coletivo

Com o intuito de facilitar cada vez mais a vida do usuário do transporte público de Maceió, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) em parceria com as empresas de ônibus que atuam na capital, disponibilizará um aplicativo que auxiliará os usuários do transporte público, através de aparelhos GPS instalados nos veículos. A ferramenta ainda está em fase de teste e a estimativa é de que em dezembro o programa já esteja concluído e pronto para funcionar nos smartphones.

De acordo com a assessora especial de Transportes da SMTT, Fernanda Cortez, o aplicativo já está circulando na internet, mas ainda não está finalizado. “As pessoas já podem ter acesso ao programa, porém ainda não foi concluído. Apesar do aplicativo já conter as linhas de algumas empresas de ônibus, muita coisa ainda precisa ser aprimorada, a exemplo da colocação de outras linhas e pontos de embarque e desembarque”, enfatizou Cortez.

O aplicativo estará disponível para os sistemas operacionais Android e iOS. “Após instalado, o programa mostrará a localização que o usuário se encontra por meio do GPS do smartphone e partir daí será possível visualizar quais os pontos de parada mais próximos, as linhas que passam pelo local e o percurso que o ônibus faz pela cidade. O usuário poderá saber também a localização do coletivo, há quanto tempo ele passará no ponto, qual o tempo de chegada em determinado local, quais os pontos que existem em volta e quais as linhas que passam por onde o usuário está”, explicou Cortez.

O aplicativo também informa e mostra ao usuário que está dentro do coletivo, o ponto de embarque e desembarque por meio de imagens. O programa poderá alertar ao passageiro acerca da chegada do ponto de parada que ele deseja. “O aplicativo é vasto e ajudará em diversas formas o usuário, servindo também como um meio de planejamento de viajem do passageiro com todas as informações necessárias do transporte coletivo”, destcou a assessora.

A implantação do GPS nos ônibus coletivos foi iniciada em julho deste ano, após a publicação da Portaria nº 290 no Diário Oficial do Município (DOM). Desde o início, 100% dos coletivos de diversas empresas já foram adaptados com o aparelho.

Durante esta semana, fiscais da SMTT participam de um curso de capacitação para a utilização do GPS. O objetivo principal é fazer com que os servidores aprendam a manusear o sistema que fará o monitoramento dos coletivos que atuam na capital.

Secom Maceió

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate