Brasil Mais Seguro inicia levantamento da situação carcerária em Alagoas

Câmara de Monitoramento do Programa, coordenada pelo Tribunal de Justiça de Alagoas, começou visitas técnicas
Brasil Mais Seguro inicia levantamento da situação carcerária em Alagoas

A Câmara de Monitoramento do Programa Brasil Mais Seguro se reuniu na 16ª Vara Criminal de Maceió (Execuções Penais), na quarta-feira (24). Foram iniciados os trabalhos para traçar um panorama preciso do sistema carcerário no Estado, incluindo as delegacias.

Em seguida, as autoridades começaram as visitas técnicas a unidades prisionais. A primeira foi a Casa de Custódia de Maceió, onde as autoridades inspecionaram instalações e conversaram com funcionários e representantes dos presos.

Participaram da ação representantes do Tribunal de Justiça de Alagoas, Secretaria de Defesa Social, Defensoria Pública, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil, Polícias Civil, Militar e Força Nacional, instituições que compõem a Câmara.

“Nós decidimos que além do levantamento, vamos elaborar um relatório construtivo, com sugestões para a área governamental, o Poder Judiciário e o Ministério da Justiça” relatou o juiz Maurílio Feraz, coordenador da Câmara de Monitoramento. Todas as delegacias com presos e presídios de Alagoas serão visitados, afirma o magistrado.

O superintendente de Administração Penitenciária do Estado, Carlos Luna, garante que Câmara apenas irá confirmar as já conhecidas dificuldades estruturais e de efetivo. Ele lembra que o controle do número de presos já feito diariamente pela Administração.

“[O levantamento] é fundamental no sentido de que diversas instituições, embora integrem o sistema prisional e a execução penal, muitas vezes desconhecem a realidade interna do sistema”, opinou o tenente-coronel Carlos Luna.

O juiz José Braga Neto, titular da 16ª Vara, esclareceu que de fato os números de vagas e presos nos presídios já são conhecidos, mas a medida visa evitar controvérsias. Já quanto as delegacias, não há um “controle absoluto” da situação.

“A gente não sabe da real quantidade de presos nas delegacias. A partir de agora (com a ação da Câmara), vamos ter um número preciso, que na verdade é muito dinâmico”, explicou Braga Neto, ressaltando que o controle é feito pela Secretaria de Defesa Social.

O levantamento está sendo realizado por determinação de decreto do governador de Alagoas, que atendeu a demanda das instituições da Câmara de Monitoramento.


Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate