Dia Mundial sem Carro: passeio ciclístico reúne mais de mil pessoas

Evento ocorreu no domingo e partiu da Polícia Federal até a Praça da Centenário
Dia Mundial sem Carro: passeio ciclístico reúne mais de mil pessoas

“Pedale por um planeta mais saudável”. Foi com esse lema que mais de mil ciclistas cruzaram as avenidas Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima no passeio ciclístico alusivo ao Dia Mundial Sem Carro. O evento, que aconteceu na manhã deste domingo (21), partiu da Rotatória da Polícia Rodoviária Federal em direção à Praça do Centenário, no Farol.

Prefeitura Municipal de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), Associação Alagoana de Ciclismo (AAC), Ciclistas Corredores e parceiros uniram-se para promover mais uma edição do evento. O Dia Mundial Sem Carro é comemorado em 22 de setembro.

Para o secretário de Esporte e Lazer, Antônio Moura, “a Prefeitura defende e apoia a iniciativa. Pelo segundo ano consecutivo, a gestão municipal abraçou a causa. A SMTT está conosco organizando as vias para o percurso, além da Slum e da Prefeitura como um todo. É importante colaborar, deixar o carro em casa e adotar meios alternativos como a bicicleta. Para isso, a Prefeitura de Maceió trabalha para que cidade possa ter mais ciclovias. Todos os projetos de mobilidade têm sido pensados nesse sentido”, comentou.

Enquanto passava as instruções aos participantes, Antônio Facchinetti, representante da Associação Alagoana de Ciclismo, falou sobre a importância do evento .“Precisamos repensar e refletir sobre o uso do automóvel e os malefícios que ele provoca. Pesquisas indicam que que ele é responsável por 60% a 80% da poluição nas cidades”, disse. Ele também destacou o apoio da Prefeitura: “Realizamos esse passeio desde 2008. Contávamos com 200, 300 ciclistas. Com o apoio da Prefeitura de Maceió, esse número cresceu expressivamente e chegamos aos mil!”.

Pessoas de todas as idades aceitaram o desafio e abraçaram a causa. Foi o que fez o eletrotécnico Erinaldo José. Juntou a esposa Gilvânia e os dois filhos Maria Gabriela, de seis anos de idade, e Erinaldo Júnior, de oito. “Júnior já é meu companheiro de pedaladas. Esporte é vida, é saúde e, em família, é mais prazeroso ainda. É por isso que estamos aqui hoje, no nosso primeiro passeio coletivo. Cada um com sua bicicleta”. “Andar de bicicleta é legal!”, disse a pequena Gabriela, sem temer o percurso que ia enfrentar.

Aos 53 anos, a servidora pública Maria José do Nascimento pedalou ao lado do esposo Claúdio Jorge Ludovico. Ela conta que a paixão pela bicicleta foi o que aproximou os dois. Mas a ligação dela com as pedaladas vem de longe. Começou como uma forma de diminuir os gastos com transporte na ida ao trabalho, mas acabou se tornando um hábito.

Passeio Ciclístico no Dia Mundial Sem Carro. Maria José do Nascimento – funcionária pública e ciclista (com o esposo Cláudio Jorge Ludovico) Fotos: Marco Antônio/Secom Maceió

Tanto que, em 2012, ela pedalou por 18 dias até o Rio de Janeiro para participar da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio + 20. Pronta para o passeio ciclístico deste domingo, Maria José foi categórica: “A bicicleta é autossustentável, não polui a natureza, promove a socialização e nos mantém alto astral”.

O percurso seguiu tranquilamente pelo trecho programado. Aos grupos ou individualmente, quem não foi de “bike”, foi sobre as rodas dos patins, como fizeram os patinadores do grupo “Patins Maceió”. Houve também quem optasse por seguir a pé, caminhando.

Na chegada à Centenário, todos foram recebidos com festa no Lazer na Praça: água mineral e água de coco para hidratar e música com a Banda do Maestro Bráulio Pimentel, de São Miguel dos Campos. Entre as atrações também estava a performance do grupo de Swordplay de Maceió, que simula combates medievais.

Antônio Moura comemorou: “Este foi um dia muito especial para a cidade, para os amantes do esporte e para quem aprecia uma vida saudável. Iniciamos com a 4ª etapa do Circuito Popular de Corridas de Rua, no Village Campestre, que foi um sucesso. Logo após, seguimos com o passeio ciclístico e finalizamos aqui, no Lazer na Praça. Mas lembramos que os trabalhos não param. O Lazer na Praça segue por todos os domingos e, ainda este ano, ainda teremos mais corridas”, finalizou o secretário.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate