“Sem fato novo, Renan Filho e Collor devem ganhar no dia 5”, diz cientista político

Para diretor do Instituto Vozes, Aellisson Batista, existe estabilidade na liderança dos candidatos
“Sem fato novo, Renan Filho e Collor devem ganhar no dia 5”, diz cientista político

Faltando menos de três semanas para a eleição, os candidatos majoritários da coligação “Com o Povo para Alagoas Mudar”, mantém uma vantagem nas pesquisas que dificilmente será revertida até a eleição de 5 de outubro.

Essa pelo menos é a avaliação do cientistas político Aellisson Batista, diretor do Instituto Vozes de Pesquisas. “A tendência, se for olhar as pesquisas feitas até agora pelos mais diversos institutos é  de manutenção da liderança de Renan Filho e Fernando Collor”, aponta.

De acordo com Aellisson, o quadro que não se alterou, mantendo-se uma diferença acima de 15  pontos entre candidato do PMDB  para o candidato do PP ao governo, Benedito de Lira.

A possibilidade de segundo turno é pequena, avalia o cientista político, por conta do desempenho do candidato a governador do PSDB.

“O candidato do governo (Júlio Cezar, PSDB) não consegue chegar nem a 5 pontos. É um fato que impressiona, porque normalmente o candidato do governo sempre chega dois dígitos. Nesse caso como o Júlio Cezar tem como plataforma defender o legado do atual governo, ele termina carregando a rejeição da atual administração, o que dificulta o seu crescimento nas intenções de voto”, analisa….

Fato novo

Mas engana-se que imaginar que a eleição está decidida. Tudo pode mudar se um fato novo acontecer: “Nunca pode dizer que está decidido. O imponderável pode acontecer. Um fato novo, relevante pode alterar o quadro. Mas se não existir um fato relevante dificilmente o quadro se altera, devem prevalecer a atual correlação de forças”.

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate