Júlio Cezar culpa governo federal por atraso na licença do estaleiro

Em Pernambuco, licença saiu em três meses e estaleiro já está produzindo navios
Júlio Cezar culpa governo federal por atraso na licença do estaleiro

O candidato a governador de Alagoas pelo PSDB foi direto ao ponto: a culpa pelo atraso na liberação da licença do Estaleiro do Nordeste (antigo Eisa) é do governo federal.

“A licença do estaleiro de Pernambuco saiu em três meses. A licença do estaleiro da Bahia saiu num tempo menor ainda”, alfinetou Julio Cezar no programa do Guia Eleitoral que foi ao Arapiraca nesta segunda-feira, 15.

Para o candidato, faltou também empenho dos três senadores alagoanos na liberação da licença ambiental do Ibama.

O projeto de implantação do Estaleiro do Nordeste em Coruripe foi anunciado em dezembro de 2009 pelo empresário German Efromovich, presidente do Synergy Group e pelo governador Teotonio Vilela Filho. Desde então, a instalação  do estaleiro empacou na fase do licenciamento ambiental, enquanto em Pernambuco, no mesmo período, o projeto de indústria naval saiu do papel e o estaleiro já está produzindo navios.

Efromovich, que ainda está a frente do projeto, apesar de enfrentar dificuldades financeiras para manter a operação do Estaleiro Eisa do rio de Janeiro, apareceu no programa enaltecendo o papel de Téo Vilela.

O que ele veio fazer em Maceió?

Em sua página no Facebook Júlio Cezar registrou, nesta segunda-feira, 15, pela manhã: “Antes de seguir para a sabatina do Sindjornal, encontrei, casualmente, meu governador Teotonio Vilela e o investidor German Efromovich, do estaleiro Enor, investimento que vai gerar 30 mil empregos para os alagoanos. Meu compromisso é dar continuidade a essa política de geração de emprego e renda”.

A informação (confirmada pela foto) deixa claro que Efromovich veio a Maceió. O motivo da “visita” não foi divulgada, mas é de se imaginar que German deve ter vindo tentar convencer Vilela a desapropriar os mais de 220 hectares de terras onde o Estaleiro deve ser implantado. O governador já avisou que só quer fazer a desapropriação depois que o Fundo de Marinha Mercante liberar o financiamento de mais de R$ 2 bilhões, o que pode levar mais alguns meses.

A visita de Efromovich fará o governador mudar de ideia? Vamos descobrir nos próximos dias.

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate