Cientista explica porque eleitor tem pouco interesse na eleição em AL

No total, 57% dos eleitores disseram que tinham nenhum interesse ou pouco interesse na votação
http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2014/06/urna-eletronica.jpgCientista explica porque eleitor tem pouco interesse na eleição em AL

A campanha ‘pega fogo’ no Guia Eleitoral, mas nada de contagiar as ruas. Quem circula por Maceió ou qualquer cidade do interior nota o completo desinteresse, a frieza do eleitor que, faltando pouco mais três semanas para as eleições, ainda mostra “frieza” em relação aos candidatos – principalmente os proporcionais.

As pesquisas revelam em números que o interesse do eleitor aumentou muito depois de mais de dois meses de campanha. Na segunda pesquisa Ibope/TV Gazeta, divulgada no dia 11 de setembro último, apenas 14% dos eleitores disseram que tinham muito interesse nas eleições. Na primeira pesquisa, divulgada no dia 11 de agosto, esse percentual era de 13%.

De acordo com o Ibope, 26% dos eleitores disseram ter interesse médio (antes eram 19%), 31% revelaram ter pouco interesse (antes era 34%) e 26% disseram não ter nenhum interesse (antes era 32%). A soma de nenhum e pouco interesse na pesquisa Ibope chega a 57%.

Na Pesquisa Vozes/Extra divulgada neste sábado, 13, 47% dos entrevistados revelaram qtêm “pouco ou nenhum interesse nas eleições”.

De acordo com a pesquisa o desinteresse é maior entre os eleitores de 35 a 44 anos com 55% da porcentagem. Na pesquisa Ibope as faixas de eleitores mais jovens, até o 24 anos e os eleitores entre 35 e 44 anos são os que demonstram menor interesse nas eleições.

O cientistas político Aellisson Batista, diretor do Instituto Vozes de Pesquisas, explica que o desinteresse é um fenômeno nacional.

“Normalmente que uma coisa que tem ficado muito clara, quando você avalia os eleitores indecisos e os que tem pouco interesse. O indeciso já tomou uma decisão, porém ele continua preferindo não se manifestar, porque vai continuar maturando até o último momento. Esse indeciso é alguém de 35 anos em diante, um eleitor mais maduro, que tem um processo mais demorado para tomar decisão. Já o que diz que tem pouco interesse é aquele tem menos de 35 anos, mas mais jovens, que não vê no processo político  um instrumento resolução dos seus problemas e que votam por pura obrigação. Para os mais jovens a eleição não é algo que empolgue, não é ago que esteja na sua agenda”.

interesse-eleiçoes

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate