Médico do HGE alerta sobre traumas em decorrência de acidentes com moto

De dez vítimas de acidentes que dão entrada no HGE diariamente, sete são de ocorrências com moto
Médico do HGE alerta sobre traumas em decorrência de acidentes com moto

A moto se transformou num meio de transporte popular, pelas facilidades de aquisição, bem como agilidade na locomoção em meio ao trânsito caótico das cidades. A prevenção é o melhor caminho para evitar acidentes de trânsito, principalmente os acidentes com motocicletas que vêm crescendo anualmente, devido o aumento da frota.

Para evitar que as pessoas morram vítimas de acidentes com moto, os especialistas orientam os condutores a fazer uso das leis de trânsito. Se utilizadas corretamente, contribuirão para a redução das ocorrências que acontecem diariamente. O médico Amauri Clemente, gerente do Centro de Estudos Rodrigo Ramalho do Hospital Geral do Estado e cirurgião-geral da unidade hospitalar, alerta aos condutores a adotarem cuidados no trânsito, evitando dessa forma lesões que possam levar até a uma invalidez.

Diariamente, Amauri Clemente atende vítimas de trânsito, principalmente os de moto. Segundo ele, muitas dessas ocorrências poderiam ser evitadas se o condutor adotasse as medidas necessárias, a exemplo da velocidade, que muitas vezes está acima do permitido. No período de janeiro a agosto deste ano, foram atendidas no Hospital Geral do Estado, 3.219 pessoas. “De dez vítimas de acidentes que dão entrada no HGE diariamente, sete são de ocorrências com moto”, disse Clemente.

Dos casos com vítimas de acidentes com moto que dão entrada no HGE, o cirurgião-geral, Amauri Clemente, informou que 70% apresentam lesões leves e 30% de moderada a grave. “A maioria das vítimas apresenta fratura dos membros superiores e inferiores, trauma da pelve, trauma de tórax, além de traumatismo craniano encefálico”, informou.

Em média, os pacientes de acidentes como motocicletas levam de uma a duas semanas para se recuperarem. No caso dos que apresentam sequelas graves, o cirurgião explica que é necessário esperar a recuperação, para definir o tratamento adequado.

Prevenção
Para o cirurgião Amauri Clemente, a prevenção e a educação no trânsito, que deve se iniciar ainda na fase escolar, são fundamentais para redução de acidentes. Entre os principais cuidados que motociclistas e motoristas devem adotar quando estiverem ao volante são: primeiro obedecer às leis de trânsito, evitar velocidade acima do permitido, observar todos os que estejam em sua volta, avisar com antecedência sobre possíveis manobras, cuidados com a manutenção do veículo, manter distância do carro da frente, sinalizar corretamente nas conversões, evitar o uso de celular quando estiver dirigindo, evitar o uso de bebidas alcoólicas, entre outros.


Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate