Estado de Alagoas gera 4,2 mil empregos no mês de agosto

Crescimento foi de 1,28% em relação ao mês anterior. Indústria da Transformação foi um dos setores que mais contribuiu para o bom resultado
Estado de Alagoas gera 4,2 mil empregos no mês de agosto

O Estado de Alagoas teve o nono melhor desempenho do país em geração de novos empregos em agosto, segundos os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quinta-feira (11) pelo ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias. Foram somadas ao estoque de empregos formais no Estado 4.249 novas vagas. Em todo o Brasil foram abertas 101.425 novas vagas.

Os setores que puxaram a geração de empregos em Alagoas foram Indústria da Transformação (+2.587 postos) e Serviços (+1.059 postos). Na série ajustada, que incorpora as informações declaradas fora do prazo, nos primeiros oito meses do corrente ano, houve acréscimo de 30.763 postos no Estado. “A geração de 4 mil novas vagas mostra todo o potencial econômico do Estado, com a Indústria de Transformação reagindo bem”, destacou Manoel Dias.

Segundo a secretária de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional de Alagoas (Seteq), Betânia Jatobá, a tendência é que os números aumentem ainda mais. “Esse dado mostra o fortalecimento do comércio e a atração de empresas devido à facilidade de uma nova política de incentivos no Estado. Exemplo disso é a empresa de call center Almaviva, que já empregou 1.200 jovens e pretende chegar a 5.000 empregos até dezembro”, analisou.

Brasil

No País, chama a atenção o desempenho da agroindústria, onde foram agregadas 13 mil novas vagas. A indústria química e a indústria da madeira também cresceram, junto com a de papelão e celulose, que é considerada indicativo de melhoria na economia, pela produção de embalagens.
O setor que mais gerou empregos no Brasil foi novamente o de serviços, com 71,2 mil novas vagas. Esse desempenho está associado, segundo o ministro, à importância crescente dos serviços no dia a dia dos brasileiros e na ascensão de um grande número pessoas para a classe média. “As pessoas tem melhorado de vida e procurado serviços que trazem mais conforto para o seu dia a dia”, argumentou.

O comércio também se destacou este mês, gerando 40 mil novas vagas. O ministro do Trabalho e Emprego considerou que esse desempenho está associado ao nível de consumo e a preparação do setor para o final de ano.

A retomada dos lançamentos de novos empreendimentos imobiliários, segundo o ministro, também está aquecendo o emprego na construção civil. Esse mês o aumento nas vagas foi de 2,39 mil, com destaque para as áreas de preparação dos empreendimentos, o que indica que o setor deve continuar demandando mão de obra nos próximos meses, para o início das construções. O setor também está reagindo às medidas de estímulo ao crédito, que visam manter esse mercado aquecido.

Caged

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) foi criado pelo Governo Federal, através da Lei nº 4.923/65, que instituiu o registro permanente de admissões e dispensa de empregados, sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT. O Cadastro serve como base para a elaboração de estudos, pesquisas, projetos e programas ligados ao mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que subsidia a tomada de decisões para ações governamentais. É utilizado, ainda, pelo Programa de Seguro-Desemprego, para conferir os dados referentes aos vínculos trabalhistas, além de outros programas sociais.


Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate