Feira da Reforma Agrária fortalece a agricultura familiar alagoana

Com apoio do Governo do Estado, 15ª edição do evento acontece na Praça da Faculdade até este sábado
Feira da Reforma Agrária fortalece a agricultura familiar alagoana

Com o apoio do Governo do Estado, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) promove a 15ª Feira da Reforma Agrária, na Praça da Faculdade, no bairro do Prado, em Maceió. O evento teve início nessa quarta-feira (10) e segue até o próximo sábado (13). A feira reúne centenas de trabalhadores rurais de diversos municípios do Estado, do litoral ao sertão, que comercializam alimentos e outros produtos do campo, sem agrotóxicos, como farinha, galinhas de capoeira, mel e grandes variedades de frutos.

Nesta quarta-feira (10), o coordenador do Comitê de Mediação de Conflitos Agrários e secretário-chefe do Gabinite Civil, Álvaro Antônio Machado, visitou a estrutura do evento, tomou café da manhã com líderes do movimento e aproveitou para ressaltar a importância da feira e da integração do poder público com a questão da reforma agrária.

“Esse evento é um reflexo positivo dos trabalhos desenvolvidos nos assentamentos. Temos procurado dar assistência a todos os movimentos sociais, fortalecendo a agricultura familiar e a interação do homem do campo com o homem da cidade”, afirmou o secretário.

A feira é o ápice da cadeia produtiva camponesa. Segundo Margarida da Silva, coordenadora da direção estadual do MST, a principal proposta é mostrar para a população que o campo é um lugar produtivo e bom de viver. “Um dos nossos objetivos é mostrar para as pessoas que a reforma agrária no Estado dá certo.”, disse a coordenadora.

Para Andresa Ferreira, do assentamento de Piranhas, o evento é uma grande oportunidade de vender seus produtos e garantir renda para família. “Participei de quase todas as edições e sempre volto para casa feliz com o resultado. É muito bom poder estar aqui”, ressaltou Andresa.

Além da comercialização de diversos produtos, a feira conta com apresentações culturais todos os dias a partir das 17h e com uma feira de livros que acontece na região central da Praça.


Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate