Pregão para serviços de telecomunicações ocorre nesta quinta-feira

Pregão para serviços de telecomunicações ocorre nesta quinta-feira

O pregão presencial referente aos serviços de telecomunicações do Governo de Alagoas que envolve contratos de telefonia fixa e móvel, internet, dados e modem 3g está marcado para esta quinta-feira (11). A licitação está dividida em três lotes, de modo a permitir a ampla participação das empresas. O pregão acontece na Agência de Modernização da Gestão de Processos (Amgesp) às 9h.

O novo contrato de licitação para os serviços de telecomunicações ou a Nova Infovia – como é conhecido – pretende ampliar e melhorar os serviços já defasados do antigo contrato. Além da baixa velocidade (256 Kbps a 2Mps), os circuitos atuais da Infovia são caros, refletindo os valores da época em que o contrato foi assinado, há quatro anos.

O novo contrato é estimado no uso de 5 mil ramais de celulares, 4 mil ramais de telefone fixo e 1.500 links de acesso de internet com velocidade variando de 4 Mbps a 100 Mbps.

“Para avançar no processo de modernização da administração pública e colocar tendências e novas práticas de virtualização de processos, técnicas educacionais com videoaulas, cidades inteligentes, entre outros projetos, é preciso ter um serviço de qualidade com custos acessíveis”, afirma o diretor-presidente do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec), Alyson Oliveira.

“Além desses serviços, incluem-se ainda videomonitoramento urbano, sistema coorporativo web, dados abertos, big data, inclusão digital, prontuário eletrônico em postos de saúde e hospitais, boletins de ocorrência online nas delagacias, radiocomunicação digital para Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, acesso a Internet nas escolas, praças e locais públicos”, completa o diretor.

Início

A construção desta licitação começou em 2012, quando aconteceu a primeira audiência pública, em qual o projeto teve que ser alterado a pedido das empresas que disseram não ter condições de atender tudo o que se pedia no contrato, a exemplo da velocidade mínima de 10 Mbps por circuito, que foi alterada para 4Mbps. A tentativa de realizar o pregão aconteceu duas vezes este ano, mas para esclarecer as dúvidas por parte das empresas em relação ao contrato teve que ser remarcado.

Com o novo contrato, o Itec pretende diminuir a insatisfação das secretarias e órgãos do Estado em relação aos serviços de internet. Em pesquisa realizada pelo Itec com consultoria do Movimento Alagoas Competitivo (MAC) no segundo semestre deste ano, 41% dos gestores de Tecnologia da Informação do Estado afirmaram estar totalmente insatisfeitos com a velocidade dos links, contrastando com os demais serviços do Instituto que tiveram resultados satisfatórios na pesquisa.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate