Dados apontam redução no número de homicídios em Alagoas

Dados apontam redução no número de homicídios em Alagoas

A Secretaria de Estado da Defesa Social de Alagoas (Seds-AL) registrou queda no número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) nos últimos três meses de 2014. A comparação com o mesmo período do ano passado mostra 28 homicídios a menos em todo o Estado. Este também foi o menor índice dos últimos três anos. Foram 38 Crimes Violentos Letais Intencionais a menos que 2012, e 149 em comparação com 2011.

Na cidade de Maceió, o Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac) da Defesa Social contabilizou 26 mortes a menos nos meses de junho, julho e agosto deste ano, comparando com o mesmo período de 2013. Esta também foi a maior redução do período desde 2011. Houve uma queda de 37 homicídios em relação ao ano de 2012 e 74 levando em consideração o ano de 2011.

O levantamento das estatísticas elaborado pelo Neac é fundamentado em dados oficiais colhidos através dos Institutos Médico Legal de Maceió e Arapiraca e do Sistema de Gestão Operacional Unificada (Sisgou) das Polícias Militar e Civil. Essas informações contribuem para que as forças policiais elaborem estratégias, a fim de garantir a paz e a ordem em Alagoas.

As ações operacionais e de inteligência realizadas pelos órgãos de segurança pública buscam diminuir os índices de violência em todo o Estado, através de policiamento preventivo e repressivo, prisões de criminosos, além de investigação de suspeitos nos mais diversos tipos de crimes.

Entorpecentes

O mercado de drogas ilegais é um dos principais responsáveis pelos crimes fatais que ocorrem em Alagoas. A Seds, em parceria com o Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc) do Ministério Público do Estado de Alagoas, atua de forma integrada e intensa em prol da segurança pública.

No último dia 25 de agosto foram apreendidos 118 quilos de maconha, em uma operação conjunta coordenada pela Seds e pelo Gecoc, com a execução da Polícia Militar através da Radiopatrulha, do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e do Comando de Policiamento da Capital (CPC). A ação ocorreu em Maceió e São Brás, situado a 192 Km da capital. Ao todo, quatro pessoas foram presas e 71 mil reais foram apreendidos.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate