Sistema de esgotamento sanitário beneficiará mais de 300 mil pessoas

Governador Teotonio Vilela destaca investimento de R$ 289,5 milhões na obra que vai alcançar diversos bairros da região do Tabuleiro do Martins, em Maceió
Sistema de esgotamento sanitário beneficiará mais de 300 mil pessoas

O governador Teotonio Vilela Filho homologou, nessa segunda-feira (8), a concorrência nacional para implantação e operação do Sistema de Esgotamento Sanitário do Tabuleiro, em Maceió. O empreendimento envolve R$ 289,5 milhões em recursos e será construído mediante parceria público-privada (PPP).

A obra, no Tabuleiro do Martins, vai beneficiar mais de 300 mil pessoas na região circunvizinha ao bairro e será executada através da locação de empresa vencedora de processo licitatório.

“O saneamento básico é fundamental para melhorar a qualidade de vida da população. Por isso, os investimentos em todos esses projetos vão ampliar a cobertura de esgotamento sanitário da capital, que passará dos atuais 37,24% para 80% até 2018, quando as obras iniciadas em minha gestão estiverem concluídas”, afirmou o governador Teotonio Vilela Filho.

Vilela destacou, ainda, que mesmo sendo uma obra que não “aparece” e que, por isso, a maioria dos políticos não gostam de executar, é por meio delas que se poupa vidas, principalmente de crianças. “Afinal, prefiro enterrar canos que enterrar crianças. Nenhum país alcançará seus objetivos de desenvolvimento sem considerar adequadamente o gerenciamento dos seus recursos hídricos. Hoje, Alagoas faz história”, disse.

De acordo com o presidente da Casal (Companhia de Saneamento de Alagoas), Álvaro Menezes, a obra atenderá a região do Tabuleiro do Martins, com os bairros do Benedito Bentes, Antares, Salvador Lira, José Maria de Melo, Cidade Universitária, Santos Dumont, Clima Bom, Colina dos Eucaliptos, Tabuleiro Novo, entre outros.

“Numa segunda fase do projeto, além da região alta de Maceió, o bairro do Farol, incluindo a Pitanguinha, Pinheiro, Gruta, Santo Amaro, Canaã e Jardim Petrópolis, também vai ser contemplado”, completou Álvaro Menezes.

O presidente da Casal informou que as obras deverão ser iniciadas ainda este ano. O sistema faz parte do Plano de Universalização do Saneamento Básico em Maceió, que inclui outros projetos em diversas áreas.

O Secretário Nacional de Saneamento Ambiental, Osvaldo Garcia, prestigiou a homologação juntamente a líderes comunitários dos bairros beneficiados, o superintendente da Caixa Econômica Federal em Alagoas, Herbert Buenos Aires, e o secretário de Estado da Infraestrutura, Marcos Vital.


Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate