Renan Filho diz priorizar ações que incentivam desenvolvimento do Agreste

Para o candidato, o pequeno produtor precisa de água para produzir, investir e se emancipar
Renan Filho diz priorizar ações que incentivam desenvolvimento do Agreste

Renan Filho, candidato a governador de Alagoas pela coligação Com o povo pra Alagoas Mudar, foi sabatinado pelo radialista Isve Cavalcante, no programa Show de Notícias, da 96 FM, em Arapiraca, neste sábado, 6. Em uma hora de entrevista, as propostas para a agricultura familiar, desenvolvimento do Agreste e saúde foram expostas por Renan Filho.

O comunicador indagou o candidato sobre a possibilidade de instalação de um gasoduto em Arapiraca. Renan Filho disse ter perfeitas condições de instalação, entretanto, o governo age indiretamente, por ser de atribuição da Petrobras a confecção de um estudo para instalação.

“Mesmo assim, eu e Luciano Barbosa temos condições de viabilizar isso. O gás natural é um diferencial competitivo que Alagoas tem. Por produzirmos, ele é bem mais barato e Arapiraca, por sua posição estratégica, tem vantagem, facilitando assim a vinda de mais empresas”, explicou.

Outro tema importante abordado foi como Renan Filho entende o uso da água do Canal do Sertão. Ele sempre pregou um uso racional, não apenas do Canal do Sertão, mas do canal natural de Alagoas, o Rio São Francisco. O agricultor familiar deve ser prioridade e o agronegócio deve também se utilizar, apenas em caso de excedente. Este é o pensamento de Renan Filho que vai levar a água até o cinturão verde de Arapiraca.

“O pequeno produtor tem que ter garantida a água para produzir, investir e se emancipar. Luciano e eu vamos também em Brasília buscar recursos para fazer os projetos acessórios de barragens e córregos, que facilitem o acesso a água”, respondeu Renan Filho.

O candidato ainda disse no ar que fará em Alagoas o primeiro projeto estadual que identificará as bacias hidrográficas, que podem acolher barragens, no Sertão e Agreste. Conforme o peemedebista, é preciso saber onde é viável criar barragens, sobretudo saber como a água chegará ao agricultor familiar.

Para dar vazão a toda a produção econômica de Arapiraca e região – incluindo a Mineradora Vale Verde, em Craíbas -, Renan Filho destaca a necessidade de instalação de um porto na região Sul de Alagoas.

“Neste novo porto escoaríamos a produção de açúcar e álcool, deixando o Porto de Maceió para transporte de passageiros, dando vazão a vocação da capital para o turismo”, justificou o candidato.

Sobre a saúde, Renan voltou a dizer que é o fortalecimento dos hospitais regionais que dará resultados a curto e médio prazo. A saída do problema, segundo ele, é levar médicos especialistas ao interior, construir 20 Unidades de Pronto Atendimento (Upas) e dez centros de diagnósticos. “O cidadão tem que ser atendido perto de casa e ser bem atendido”, emendou.

Marcaram presença nos estúdios da 96 FM, o candidato a vice-governador, Luciano Barbosa; a prefeita de Arapiraca, Célia Rocha, seu vice, Yale Fernandes; o deputado estadual Ricardo Nezinho, e demais lideranças locais.


Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate