Apenas quatro municípios do Sertão atingem metas do Ideb para 2013

Números apontam necessidade de melhorias na educação básica de todo o Estado
Apenas quatro municípios do Sertão atingem metas do Ideb para 2013

Apenas quatro municípios do Sertão alagoano atingiram as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referentes à antiga 8ª série (9º ano) para o ano de 2013: Batalha, Carneiros, Pão de Açúcar e São José da Tapera. Todos os outros não conseguiram atingir a meta projetada pelo Ministério da Educação (MEC) para a rede municipal de ensino.

Os números foram divulgados pelo próprio MEC e provam a necessidade de melhorias na educação básica não apenas do Sertão, mas de todo o estado.

Ficaram assim as notas obtidas pelos municípios do Sertão: Batalha obteve 3,1 (a meta era 3,1); Carneiros obteve 3,2 (a meta era 3,1); Pão de Açúcar obteve 3,0 (a meta era 3,0); e São José da Tapera obteve o melhor desempenho, com nota 3,5 (a meta era 3,0).

Desde que o Ideb foi criado, em 2005, ele é avaliado a cada dois anos. De lá para cá, os municípios de Estrela de Alagoas, Minador do Negrão, Monteirópolis, Poço das Trincheiras e Senador Rui Palmeira, todos no Sertão, nunca conseguiram atingir as metas projetadas para a 8ª série (9º ano) na rede municipal.

Dos 102 municípios alagoanos, apenas 15 atingiram as metas para a rede municipal de ensino na 8ª série (9º ano). São eles: Arapiraca, Batalha, Campo Alegre, Carneiros, Coité do Nóia, Coqueiro Seco, Coruripe, Feliz Deserto, Jundiá, Limoeiro de Anadia, Pão de Açúcar, Paripueira, Paulo Jacinto, Penedo e São José da Tapera.

Por outro lado, quando os resultados do Ideb para avaliação da rede municipal de ensino se referem às séries iniciais, considerando a avaliação feita com alunos da antiga 4ª série (5º ano), os números revelam que 50 dos 102 municípios atingiram a meta para 2013. Por esse ponto de vista, uma quantidade maior de municípios do Sertão também saiu melhor avaliada.

O Ideb reúne dois conceitos importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), que são o Saeb (para as unidades da federação e para o país) e a Prova Brasil (para os municípios).

O índice também é importante por ser condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) para a educação básica.

O PDE estabelece, como meta, que em 2022 o Ideb do Brasil seja 6,0 – média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos países desenvolvidos.


Municípios Alagoanos

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Redação

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