Programas especiais do Senar Alagoas já beneficiaram mais de 600 pessoas em 2014

Campanhas "Útero é vida" e "Próstata é saúde" realizam atendimento gratuito à população rural
Programas especiais do Senar Alagoas já beneficiaram mais de 600 pessoas em 2014

Os programas especiais “Útero é vida” e “Próstata é saúde” realizados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional em Alagoas (Senar-AR/AL) em parceria com as prefeituras municipais já atenderam mais de 600 pessoas até o mês de agosto de 2014.

Os números se referem a realização de exames gratuitos de Citologia, o chamado papanicolau, para mulheres e o exame Antígeno Prostático Específico (PSA) para homens. Os exames são capazes de detectar a existência de câncer do colo do útero, nas mulheres e de próstata, nos homens, respectivamente.

Três municípios alagoanos já foram contemplados com a ação do Senar/AL em 2014: Maribondo, Chã Preta e São José da Laje. Ao todo, foram 319 citologias e 343 PSAs realizados de forma gratuita à população rural dessas cidades.

Além de oferecer a realização de exames, o dia de cidadania oferece diversos serviços voltados a população rural, como corte de cabelo, recreação para as crianças, distribuição de lanches, transporte na ida e volta ao local do evento, entre outros benefícios ao quais os moradores não costumam ter acesso de maneira regular e gratuita.

Em até 15 dias após a realização dos exames, o Senar/AL envia os resultados das análises feitas em laboratório para a secretaria de saúde do município participante. A partir daí, o município realizará a entrega dos exames e prestará toda a assistência ao paciente que tiver o câncer detectado.

Novas ações

Em breve, o Senar Alagoas divulgará um calendário com os novos municípios contemplados pelos programas especiais “Útero é Vida” e “Próstata é Saúde”. Devido ao período eleitoral, as ações dos programas estão suspensas de forma provisória, mas o Senar/AL continua realizando outras diversas ações, beneficiando a população rural do Estado.

O programa especial Jovem Agricultor Aprendiz é um deles. Ele continua sendo realizado nas cidades de Arapiraca, com o curso de avicultor, e em Boca da Mata, com o curso de mecanização agrícola. Outros cursos ligados ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e em parcerias com sindicatos e outros órgãos também continuam sendo realizados pelo Senar/AL em Maceió e cidades do interior.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate