Novo Polo beneficiará Arranjo Produtivo Local Tecnologia da Informação

Novo Polo beneficiará Arranjo Produtivo Local Tecnologia da Informação

O Arranjo Produtivo Local (APL) Tecnologia da Informação de Maceió receberá reforços para o desenvolvimento de suas ações. Na manhã desta sexta-feira (05), foi lançada a pedra fundamental do Polo de Tecnologia da Informação, Comunicação e Serviços (TICS), localizado na Associação Comercial de Maceió, em Jaraguá. A solenidade marcou o início da construção do prédio, que beneficiará cerca de 120 empresas do setor, além de 60 startups.

Durante a cerimônia de abertura, o governador Teotonio Vilela reforçou o compromisso do Estado com o fomento à tecnologia. “É importante pensarmos na tecnologia como um agente de desenvolvimento. A tecnologia também ‘alimenta’ o gado e as pessoas, porque é capaz de gerar mudanças significativas na vida de cada um”, destacou.

O novo polo tecnológico nasceu da demanda do APL Tecnologia da Informação Maceió e da Associação de Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação em Alagoas (Assespro/AL), que conseguiu o terreno para instalação do prédio. O local escolhido para construção do prédio irá proporcionar a valorização do Jaraguá, bairro histórico dotado de riqueza arquitetônica, promovendo o diálogo entre as estéticas antiga e moderna.

Segundo o gestor do APL Tecnologia da Informação de Maceió, Francisco Abud, a medida traz uma maior integração entre a academia e as empresas, gerando uma grande partilha de conhecimento e aprendizado entre todos os envolvidos no processo. Além disso, mostra o compromisso do setor público com o desenvolvimento tecnológico do Estado.

“As ações inerentes ao polo vêm sendo feitas há dois anos, mas agora temos um prédio para comungar essas iniciativas e trocar informações, favorecendo o tripé da academia, governo e mercado, propondo soluções à sociedade civil. É um marco histórico para Alagoas, a tecnologia é base para todos os setores produtivos”, avaliou.

Além do lançamento da pedra fundamental do Polo, houve a assinatura do decreto que institui o Plano Estadual de Tecnologia e Inovação do Estado de Alagoas e a assinatura do convênio entre o Polo e a Prefeitura de Maceió. A articulação para a construção do Polo de TICS foi feita pela Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, com apoio da Secretaria de Estado do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, do Sebrae/AL, da Prefeitura de Maceió e de outras instituições parceiras.

Tecnologia na produção

Na última semana, foi inaugurado o Polo Agroalimentar de Batalha, que irá favorecer o Arranjo Produtivo Local (APL) Ovinocaprinocultura no Sertão. Já na próxima sexta-feira (12), o Polo Agroalimentar de Arapiraca será aberto oficialmente, auxiliando os APLs de Mandioca no Agreste, Fruticultura no Agreste e Horticultura no Agreste. Ambos os polos são dotados de laboratórios, onde serão desenvolvidas tecnologias para melhoria da produção.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate