Capela vai ganhar um Centro Cultural com revitalização do antigo mercado

Capela vai ganhar um Centro Cultural com revitalização do antigo mercado

Com a missão de criar um espaço que alie o fortalecimento do artesanato local e a promoção do bem-estar da população, o projeto de revitalização do antigo Mercado Municipal de Capela toma suas primeiras formas para se transformar no Centro Cultural Leda Valéria, a partir desta segunda-feira (08). A iniciativa é resultado de parceria entre a Prefeitura de Capela e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande).

Em reconhecimento à importância do Centro Cultural como tradicional marco histórico do município, as reformas acontecem sem comprometer as características arquitetônicas originais do prédio, a fim de preservar a história local. O projeto engloba ainda a revitalização da rua que conecta o espaço cultural ao banheiro público, atuando como área exclusiva para passagem de pedestres e convívio urbano.

Como parte do projeto, uma praça de alimentação também será construída para servir como ambiente de convívio e confraternização entre os moradores da comunidade local. Beneficiados também com o projeto, artistas e artesãos da região irão expor suas produções em vários boxes abrigados no Centro, atuando como vitrines da riqueza cultural do município.

Além das ações voltadas à cultural local, o projeto visa desenvolver o setor econômico da região, estimulando o turismo e fomentando as atividades locais. “Com o Centro, os artistas vão ver suas obras ganharem novo destaque dentro do segmento econômico. A proposta amplia o alcance desses profissionais para além da escala regional, já que o investimento vai atrair turistas e fortalecer o desenvolvimento produtivo da região”, destacou a secretária de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Poliana Santana.

Fruto da parceria entre a Prefeitura de Capela e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), o plano de revitalização faz parte das ações do Programa Alagoas Tem Pressa. Orçada no valor de R$571.423,27, a obra conta com a colaboração do Programa de Apoio aos Investimentos dos Estados e do Distrito Federal (Proinvest).

Estrutura

Com área de 690 m² e 24 espaços, sendo 16 quiosques destinados exclusivamente aos artesãos de Capela e mais oito para a área alimentícia, o Centro contará ainda com um palco para pequenas atrações culturais. Seu objetivo é reunir parte do potencial genuíno da terra, com atividades voltadas não apenas ao aumento da visibilidade dos profissionais, como também o incentivo de participação e convívio social.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate