Alagoas vai ter um novo Plano Estadual de Educação até 2015

Alagoas vai ter um novo Plano Estadual de Educação até 2015

Alagoas terá um novo Plano Estadual de Educação (PEE) até meados de 2015, quando o documento deve ser enviado para a Assembleia Legislativa do Estado (ALE) para avaliação e posterior aprovação para tornar-se lei. O plano é o documento que reúne as políticas públicas para a educação no estado por um prazo de onze anos.

Paralelamente à construção do novo plano, o Estado deve discutir o plano atual (Lei 6.757/2006) cuja vigência é até 2015. Para isso, o Fórum Estadual Permanente de Educação do Estado de Alagoas (Fepeal) realiza uma série de audiências públicas a fim de que a sociedade possa avaliar o documento e discutir as políticas públicas para a educação. A primeira foi realizada em Maceió no dia 3 de junho e duas outras serão promovidas este mês: uma no dia 9, em São Miguel dos Campos, e outra no dia 23, em Palmeira dos Índios.

A informação foi repassada em reunião na sede da 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), que contou com a participação de representantes da Secretaria de Estado da Educação (SEE) e de integrantes do fórum. A secretária da Educação, Stella Albuquerque, destacou a importância das audiências para que poder público e sociedade civil construam juntos as políticas educacionais em Alagoas.

“Trata-se de um espaço democrático onde todas as instâncias podem interagir para discutir o plano atual, apresentar propostas e reivindicações de forma a construir coletivamente as políticas públicas que representem os anseios da população alagoana. Por isso, é importante que todos se façam presentes e contribuam para este momento que fortalece a Educação Básica”, disse Stella.

Participação coletiva

O coordenador do Fepeal, Juliano Brito, informa que a audiência pública de São Miguel dos Campos é voltada para pais, estudantes, servidores da Educação e demais representantes da sociedade civil da cidade e dos municípios vizinhos – Anadia, Barra de São Miguel, Boca da Mata, Campo Alegre, Coruripe, Jequiá da Praia, Junqueiro, Roteiro e Teotônio Vilela.

De acordo com Juliano, até novembro o Fepeal percorrerá todo o estado com as audiências públicas, processo que será concluído em Maceió, onde o fórum se reunirá para avaliar o resultado dos encontros anteriores.

“O Plano Estadual de Educação contempla propostas da Educação Infantil até o Ensino Superior, passando pela educação profissional, a diversidade, o financiamento e outros aspectos da educação. É importante que toda a sociedade alagoana participe destes encontros para refletirmos sobre as conquistas e desafios da educação em nosso estado, e já identificarmos as políticas que deverão compor o plano no período de 2016-2025”, adianta.

Para mais informações sobre o PEE, o Fepeal e sobre como participar da audiência pública, basta acessar o blog fepeal.blogspot.com.br.

Serviço: Audiência pública sobre PEE
Quando: dia 9 de setembro
Onde: auditório do Fórum Dr. Antônio de Moura Castro, Rua Cel. Francisco, 51, Centro, São Miguel dos Campos.
Horário: 9h às 13h

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate