Recadastramento do Bolsa Família encerra dia 19 de setembro

Recadastramento do Bolsa Família encerra dia 19 de setembro

Os beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF), convocados por meio de comprovante de pagamento do benefício, têm até o dia 19 de setembro para atualizar as informações cadastrais. A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) lembra que o procedimento pode ser feito na sede do Cadastro Único (CadÚnico), localizada na Rua Barão de Atalaia, nº 753, no Poço. Quem não fizer a atualização neste prazo terá o benefício bloqueado a partir de novembro.

Desde o mês de junho a Semas vem convocando as 8.153 famílias maceioenses que precisam atualizar essas informações. Um esquema de atendimento especial foi montado na sede do CadÚnico e, diariamente, além dos 450 atendimentos diários, são distribuídas 150 fichas prioritárias somente aos usuários que precisam atualizar essas informações.

Daniel Cavalcanti, coordenador do CadÚnico em Maceió, explica que é importante que esses beneficiários procurem o atendimento o mais rápido possível para que possam evitar maiores transtornos durante os últimos dias de prestação do serviço.

“A nossa preocupação é com a qualidade do serviço oferecido ao usuário. Com a aproximação da data limite para o recadastramento, as vagas estão rapidamente sendo preenchidas, isso é muito bom para nós. Vale lembrar que nenhuma anormalidade foi registrada e os demais atendimentos relacionados aos outros programas do CadÚnico também estão ocorrendo de maneira normal”, disse Cavalcanti.

A secretária municipal de Assistência Social, Celiany Rocha, lembra que, além do recadastramento, as famílias também podem realizar o desligamento voluntário do PBF, caso julguem necessário. “O desligamento voluntário do Bolsa Família está incluso nas formas de atualização do Programa. Se o titular do benefício perceber que não necessita mais do valor repassado mensalmente, também pode procurar o atendimento para dar essa informação. É importante esclarecer que, mesmo sendo desligado de maneira voluntária, ele continua com a posse do cartão, pois a qualquer momento ele pode voltar a receber o benefício”, explicou Celiany Rocha. A titular da Assistência Social destacou também que o desligamento voluntário ainda é desconhecido para a maioria da população, que acha que o procedimento comum para não receber mais os valores do Programa é não realizar o recadastramento.

Para fazer o recadastramento, o titular do cartão deve apresentar originais e cópias dos seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho e certidão de casamento (caso possua) dos integrantes adultos da família, além de certidão de nascimento e cartão de vacina dos integrantes menores de seis anos, assim como a certidão de nascimento e declaração de matrícula na escola para crianças menores com idade entre sete e 17 anos.

A sede do CadÚnico funciona de segunda a sexta-feira, das 7h até 14h. Mais informações a respeito dos serviços oferecidos podem ser prestadas por meio do telefone 3315-3686.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate