Adutora do Sertão vai beneficiar 19 municípios alagoanos

Adutora do Sertão vai beneficiar 19 municípios alagoanos

O governador Teotonio Vilela Filho visitou nesta quinta-feira (4), em Santana do Ipanema, as obras da Adutora da Bacia Leiteira. Durante a vistoria, o governador destacou o empenho do Governo para melhorar a oferta de água para o semiárido alagoano.

“A água é fundamental e o Governo do Estado entende isso. Por isso estamos construindo o Canal do Sertão e também estamos aumentando a capacidade das adutoras existentes e construindo novas, como a da Bacia Leiteira com obras aqui em Santana do Ipanema”, explicou.

O governador afirmou que são várias ações do Governo nesse sentido. “No mês passado inauguramos a Nova Adutora do Agreste que vai garantir toda a água de Arapiraca e mais doze municípios da Região. Com ela, estamos dobrando a oferta de água da Adutora do Agreste. São várias obras, estamos aqui em Santana, trabalhando na Adutora da Bacia Leiteira que vai beneficiar mais dezenove municípios. ara os que moram na zona rural estamos levando cisternas, poços artesianos e irrigando os perímetros ao longo do Canal do Sertão”, completou o governador.

O sistema adutor da Bacia Leiteira recebe obras para reforço e ampliação e vai garantir o abastecimento pleno a 19 municípios do semiárido alagoano. A obra também conta com a construção de uma nova estação de tratamento para o Sistema e a implantação de 14 novos reservatórios. A ordem de serviço para iniciar as obras foi assinada no dia 16 de janeiro do presente ano. Na primeira etapa da obra, serão implantados 90 quilômetros de rede adutora e construídas três estações elevatórias.

A obra tem um custo aproximado de R$ 50 milhões e vai garantir abastecimento contínuo de água para mais de 200 mil pessoas de 19 municípios integrantes do sistema adutor, incluindo povoados. Além de Santana do Ipanema, a ampliação da adutora vai resolver o problema da falta de água também em Palestina, São José da Tapera, Carneiros, Senador Rui Palmeira, Monteirópolis, Jacaré dos Homens, Batalha, Major Izidoro, Jaramataia, Belo Monte, Olivença, Santana do Ipanema, Poço das Trincheiras, Maravilha, Ouro Branco, Dois Riachos, Olho D’Água das Flores, Cacimbinhas e na zona rural de Pão de Açúcar.


Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate