Projeto aprovado na Câmara muda lei que trata dos Conselhos Tutelares

Projeto aprovado na Câmara muda lei que trata dos Conselhos Tutelares

Um projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal de Maceió na última terça-feira (20) poderá mudar as regras de funcionamento dos Conselhos Tutelares de Maceió. Trata-se de uma alteração feita em artigos da Lei Municipal 5.749, de 6 de janeiro de 2009, que pretendem melhorar o desempenho dos Conselhos Tutelares na capital.

De autoria da vereadora Tereza Nelma (PSDB), o projeto aprovado prevê que os candidatos que pretenderem concorrer às eleições para o Conselho deverão apresentar comprovante de experiência mínima de dois anos em trabalho com crianças e adolescentes em entidade não governamental ou programa governamental, devidamente registrados no Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente. Antes, a experiência exigida era de um ano.

Além disso, deverão comprovar participação em curso de capacitação baseado no Estatuto da Criança e do Adolescente e sobre as atribuições do Conselho Tutelar, ambos organizados pelo Conselho da Criança e do Adolescente. Na prática, a lei passa a exigir que os candidatos que atuem como voluntários na área governamental comprovem participação em programas de atendimento a crianças.

O projeto também altera dispositivo da lei que trata dos plantões de final de semana, que passarão a ser definidos por resolução do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, em acordo com os Conselhos Tutelares.

Segundo a autora do projeto, ao flexibilizar o plantão de final de semana, o projeto de lei o torna mais eficaz, já que será organizado em comum acordo com o Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente.


Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate