Marina ‘aceita’ aliança, mas não vai subir no palanque de Biu em Alagoas

Marina ‘aceita’ aliança, mas não vai subir no palanque de Biu em Alagoas

O PSB oficializou na noite desta quarta-feira, 20, a ex-senadora Marina Silva como candidata à Presidência da República e o deputado federal Beto Albuquerque como vice.

Antes da decisão, foram realizadas várias reuniões para alinhar politicamente a chapa. A maior preocupação era com a manutenção dos palanques regionais.

Marina Silva concordou com a aliança em apenas 14 dos 27 estados. Ela discordou de palanques em estados como São Paulo, Paraná e Alagoas.

Depois de ser escolhida candidata, Marina anunciou que os acordos serão preservados, mas ressaltou que não vai subir nos palanques onde houve discordância. É o caso da aliança com Benedito de Lira, candidato a governador PP em Alagoas. A aliança será preservada formalmente, mas Marina não sobe no palanque com Biu.

Sem a presença da candidata no palanque, a chapa poderá ser representada, se for o caso, pelo candidato a vice-presidente, Beto Albuquerque.

A decisão de Marina é um balde de água fria na campanha do PP que ficará, na prática, órfã no palanque nacional.

Mantendo os acordos

Beto Albuquerque disse que Marina e ele serão fiéis aos compromissos do PSB e aos acordos costurados por Eduardo Campos.

“Marina vai cumprir os acordos firmados pelo ex-governador Eduardo Campos. Marina e Beto não vão fazer o que querem. Vão fazer o que Brasil exige e precisa, e o que o povo quer. Isso está expresso no nosso programa de governo. E este é o nosso compromisso”, afirmou o deputado.

Sobre as alianças regionais, Marina disse que em 14 estados há consenso (entre a Rede e o PSB) sobre o apoio de sua coligação nas eleições majoritárias. Nos demais, ela pretende se “preservar” dos palanques com os quais não concordou e o vice Beto Albuquerque representará os compromissos firmados pelo então candidato Eduardo Campos, morto na semana passada em um acidente de avião.

São os casos de estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná, onde Campos apoiava candidatos com os quais Marina se recusa a dividir o palanque.

“O PSB mantém as suas alianças, o Beto representará o PSB com essas alianças e eu estarei com os candidatos do PSB a deputado estadual e federal. Essa é a construção que nós fizemos e é o que está mantido. Os governadores eu já falei, são os governadores onde estamos de comum acordo. Onde não foi possível há o mesmo enquadre e não há mudanças, a única diferença é que a figura de Eduardo passa agora a ser a figura de Beto. E eu continuo preservada de acordo com aquilo que havíamos dito que faríamos”, explicou Marina.

(com informações da Agência Brasil: http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2014-08/marina-promete-honrar-compromissos-mas-nao-subira-em-palanques-que-nao)

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate