Edição comemorativa do projeto Pontapé reúne cerca de 1.300 estudantes

Edição comemorativa do projeto Pontapé reúne cerca de 1.300 estudantes

Em edição comemorativa de um ano do projeto Pontapé, cerca de 1.300 universitários alagoanos tiveram a oportunidade de participar de mais um edição e conhecer noções de empreendedorismo e soluções inovadoras. O encontro ocorreu na noite desta quarta-feira (20), no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, durante o Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite).

Durante o discurso de abertura, o reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Eurico Lobo, falou sobre a importância do projeto. “Não tenho dúvida da potencialidade dos nossos estudantes e sei que eles só precisavam de iniciativas como essa para desenvolver o espírito empreendedor e criar ideias inovadoras no processo de desenvolvimento de novos negócios”, declarou.

Para a diretora de Micro e Pequenos Negócios da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), Irys Cavalcante, a oportunidade visa aproximar os universitários ao mundo prático do empreendedorismo. “A cada edição, os estudantes têm a oportunidade de conhecer casos reais de sucesso, a partir do depoimento de empreendedores tão jovens quanto eles. É uma forma de aliar o novo olhar empreendedor ao conhecimento teórico adquirido no universo acadêmico“, avaliou.

Entre os palestrantes escalados para o evento estava o empresário alagoano, Sandro Marroquim; o jornalista, roteirista e empreendedor social, Eduardo Lyra; e um dos vencedores do Prêmio Jovens Inspiradores, Samuel Godim, criador da Mandacaru, primeira aceleradora de empresas do Rio Grande do Norte.

Com apenas 25 anos, Samuel Godim conta que a empresa possui quase vinte funcionários, com faixa etária entre 20 e 25 anos, e já conquistou diversos prêmios com os aplicativos desenvolvidos para seus clientes. Durante a palestra, o jovem empresário ressaltou que é preciso que os estudantes confiem na intuição e se inspirem em histórias como a sua e dos outros jovens empreendedores presentes.

“Quando decidi abrir uma consultoria em Natal com meus sócios, muitos julgavam que isso era loucura, devido a nossa falta de experiência. Hoje, a empresa cresce cada vez mais. Isso prova que não precisamos de alguém nos desmotivando, mas de iniciativas como o Pontapé, para estimular o estudante a acreditar no seu potencial e a desenvolver negócios de forma criativa”, avaliou.

Pontapé

Idealizado pelo Fórum Estadual das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Fempe), a iniciativa é realizada pela Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do Estado (Seplande), em parceria com o Sebrae e a Ufal.

Com o objetivo de promover e estimular o espírito empreendedor nos jovens estudantes, o projeto Pontapé já realizou, desde sua estreia, em 2013, 19 edições em diversas instituições de ensino, públicas e privadas de Alagoas, reunindo cerca de 4 mil pessoas.


Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate