Carteira garante benefícios e destaque ao artesanato alagoano

Carteira garante benefícios e destaque ao artesanato alagoano

Nesta quinta-feira (7), artesãos alagoanos tiveram mais uma oportunidade de se cadastrar ou renovar suas carteiras do artesão. O Programa do Artesanato Brasileiro em Alagoas (PAB/AL), através da equipe da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), montou um posto no Mercado do Artesanato, localizado no Centro de Maceió, para que os artesãos regularizassem sua situação.

A missão do programa é elevar o nível cultural, profissional e socioeconômico desses artesãos, por meio do estímulo e da preparação dos núcleos produtivos e seus integrantes para os mercados internos e externos. “O artesanato é uma das principais atividades de Alagoas, que é o Estado brasileiro com o maior número de artesãos cadastrados, atingindo a marca de 12 mil profissionais, e a carteira do artesão é a identidade desse trabalhador”, evidencia Dyslene Teles, diretora de Design e Artesanato da Seplande.

A carteira traz ao artesão benefícios como isenção de ICMS na emissão de notas fiscais avulsas; aquisição de maquineta para venda com cartão de crédito; acesso a financiamentos; possibilidade de participação em feiras, eventos e capacitações; oportunidade de registrar a marca no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI); contribuição para o INSS com valor diferenciado do autônomo; possibilidade de exportar seus produtos através do Exporta Fácil (Correios); e, por fim, acesso à pesquisa na biblioteca do PAB.

Para Jerri Rodrigues, representante da comissão dos permissionários do Mercado do Artesanato, a carteira traz ainda maior e melhor reconhecimento do trabalho realizado pelos artesãos. “A arte é uma forma de apresentação e preservação da nossa cultura e, com a carteira e seus benefícios, podemos atingir novos mercados em todo o país”, destaca Jerri Rodrigues.

O PAB organiza, ainda, capacitações técnicas e viagens dos seus representantes aos municípios de Alagoas para buscar novos talentos e, assim, descobrir e desenvolver os pontos fortes de cada região. “Devemos destacar também a aquisição dos caminhões adquiridos pela Seplande, que irão auxiliar no comércio e na expansão dos artesãos”, salienta Silvana Lima técnica da Seplande responsável pela emissão de novas carteiras.

Para adquirir a carteira do artesão, o interessado deve ter em mãos duas fotos 3×4 e cópias do CPF, RG e comprovante de residência atual. O artesão deve, ainda, levar um artesanato já pronto e uma peça a ser confeccionada no momento do cadastro. Para a renovação, é necessário apenas apresentar a carteira anterior e uma foto 3×4. Em caso de perda da carteira, basta apresentar o CPF.


Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate