Ações no Centro de Maceió marcam o Dia D de Combate ao Trabalho Infantil

Ações no Centro de Maceió marcam o Dia D de Combate ao Trabalho Infantil

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), através da coordenação dos Programas de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), realizou no Centro de Maceió, nesta terça-feira, uma grande mobilização que envolveu mais de cinco órgãos públicos, parceiros da Prefeitura de Maceió, para levar ao Calçadão do Comércio as atividades da campanha “Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil”. O evento aconteceu em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, comemorado em 12 de Junho.

O Ministério Público do Trabalho (MPT) e Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/AL) foram alguns dos parceiros das campanhas do Peti, desenvolvidas pela Semas, que estiveram presentes no “Dia D de Combate ao Trabalho Infantil”.

Foram distribuídos materiais educativos com os números disponíveis para denúncias e os profissionais, ligados aos Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas), junto aos conselheiros tutelares, realizaram abordagens que tiveram como foco os esclarecimentos dos comerciantes e consumidores que passavam pelo local, a respeito da não tolerância das diversas formas de exploração da mão de obra infantil.

Para a secretária de Assistência Social de Maceió, Juliana Vergetti, a ação de sensibilização realizada tem o intuito de chamar atenção da sociedade para um problema que indiretamente conta com a contribuição popular. “Sabemos que é difícil não se fragilizar diante de uma criança que ‘trabalha’ nos sinais de trânsito e em outros locais. Mas, nós viemos até aqui para orientar as pessoas e, principalmente, mostrar a elas para onde são encaminhadas as crianças que diariamente retiramos das situações de vulnerabilidade, onde muitas vezes são exploradas pelos próprios pais, para garantirem complemento da renda e acabam indo às ruas para trabalhar”, disse a secretária.

Contrapondo qualquer realidade negativa, os meninos e meninas atendidos pelos núcleos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Semas – um dos locais para onde são encaminhadas crianças e adolescentes em situação de risco social que são atendidos pelos profissionais da Assistência Social -, realizaram apresentações culturais. Se apresentaram os jovens do Núcleo CAIC/Ufal, com apresentação de dança e teatro; do Núcleo Orla Lagunar, com o Maculelê (dança que simula uma luta tribal usando como arma dois bastões); crianças dos Núcleos Bela Vista, com apresentação teatral; e Núcleo Selma Bandeira, com apresentação da Banda Fanfarra.

Envolvido com as questões sociais, o estudante de direito Raul Porangaba passava pelo Centro da capital e se dirigiu até a tenda, onde aconteciam as apresentações, para pegar alguns materiais que estavam sendo distribuídos e compartilhar a ideia de erradicar o trabalho infantil, com os amigos. “Me reúno com amigos e a gente toca muito nessa questão, porque fazemos parte de um projeto que tem como objetivo diminuir as formas de desigualdade. Apoio demais essa ação e peguei material para que a gente também possa distribuir”, destacou o jovem de 20 anos, membro do projeto missionário Abrace Alagoas.

O “Dia D de Combate ao trabalho Infantil”, promovido pela Semas, ainda contou com o apoio das Secretarias Municipais de Turismo (Semptur), Segurança Comunitária (Semsc) e Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac).

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate