Palestra apresenta o Exporta Fácil para artesãos alagoanos

Palestra apresenta o Exporta Fácil para artesãos alagoanos

A consultora dos Correios, Adriana Alves realizou, nesta terça-feira (10), uma palestra a artesãos alagoanos para apresentar o serviço Exporta Fácil e esclarecer algumas dúvidas sobre as modalidades de exportação. A iniciativa se deu pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), em parceria com os Correios, visando aproveitar o grande fluxo de turistas internacionais em Alagoas durante a Copa do Mundo.

Segundo a consultora Adriana Alves, muitas vezes os artesãos deixam de fazer uma venda internacional por não saber como realizar o processo. “Por acharem que as taxas de exportações são altíssimas ou que o processo é complicado, os artesãos deixam de vender. Por isso, os Correios lançaram o Exporta Fácil, pois é uma forma de desburocratizar o processo”, explica.

O Exporta Fácil é um produto dos Correios que facilita o acesso de empresas de pequeno, médio e grande porte ao mercado externo. Dispõe de diversas modalidades de entrega, que atendem a mais de 215 países.

Adriana esclareceu ainda que o novo serviço oferece preços mais baratos do que as exportações realizadas por meio convencional. “Mas é importante lembrar que nem todos podem utilizar o Exporta Fácil para o envio dos produtos. É necessário atender uma série de requisitos da Receita Federal”, observa.

De acordo com a diretora de Design e Artesanato da Seplande, Dyslene Teles, esta é uma oportunidade de dar mais visibilidade ao artesanato alagoano. “Diante do destaque internacional que o Estado terá com a vinda da seleção de Gana para o Centro de Treinamento em Maceió, a busca por produtos que representem a cultura local deverá aumentar”, comenta.

Dyslene lembrou ainda que três empresários estrangeiros já procuraram a Seplande para conhecer o artesanato local: o francês Julien Grandiére e os americanos Jonathan David Carpenter e Cameron Sloop.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate