Vigilância Sanitária de Maceió orienta sobre ambientes 100% livres do tabaco

Vigilância Sanitária de Maceió orienta sobre ambientes 100% livres do tabaco

A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) realizou, no último sábado (31), uma ação educativa em alusão ao Dia Mundial sem Tabaco. Os fiscais percorreram bares e restaurantes orientando os clientes e proprietários sobre a proibição de fumar em ambientes fechados.

Na ocasião, também foram fixados adesivos de “Proibido Fumar” contendo as leis federal, estadual e municipal. O trabalho educativo contou com a parceria da Vigilância Sanitária do Estado.

Segundo José Ribeiro Neto, coordenador da Inspetoria de Exercício Profissional da Visa, a proposta é atingir o maior número de pessoas e para isso foram selecionados bares e restaurantes de grande fluxo, localizados nos bairros da Jatiúca, Mangabeiras, Pajuçara e Ponta Verde.

“Iremos lavrar termos de inspeção, dando ciência ao responsável pelo estabelecimento para manter os ambientes fechados e os abertos, mas que possuem algum tipo de cobertura, 100% livres do tabaco. Sabemos que muitas das substâncias dispersas na fumaça dos derivados do tabaco são tóxicas, por isso precisamos reforçar o alerta visando à prevenção de doenças”, explicou José Ribeiro Neto.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a poluição tabagística ambiental, oriunda da queima de produtos derivados do tabaco em ambientes fechados, contém quase a mesma composição da fumaça tragada pelo fumante: cerca de 4000 substâncias, das quais mais de 200 são tóxicas e cerca de 40 são cancerígenas.

“O uso do tabaco ou a exposição a sua fumaça provoca malefícios graves à saúde. Felizmente, a população está mais consciente e exigente quanto aos seus direitos. Essa nova postura têm ajudado no trabalho da Vigilância Sanitária, que atualmente é mais de orientação do que de repressão”, afirmou José Ribeiro.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate