Vacinação contra a gripe terá Dia D neste sábado

Vacinação contra a gripe terá Dia D neste sábado

Com a expectativa de atingir a meta de imunizar 160 mil pessoas na capital alagoana, o Programa Nacional de Imunização (PNI) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça a Campanha de Vacinação contra a Gripe realizando, no próximo sábado (26), do Dia D de mobilização.

No Dia D, a vacina ficará disponibilizada, das 8h às 17h, em 57 unidades de saúde. A vacinação acontece também em postos volantes instalados nos Shoppings Pátio Maceió e Maceió Shopping, nos hipermercados Bompreço da Gruta e Buarque de Macedo e supermercados G Barbosa – Praia e Tabuleiro – no horário de funcionamento desses estabelecimentos.

“É bom lembrar que a dose da vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que circulam no Hemisfério Sul, entre eles o da Influenza A (H1N1), por isso, é fundamental que todas as pessoas que integram o público-alvo da campanha sejam imunizadas, pois elas são mais vulneráveis às complicações causadas pela gripe e a principal forma de prevenção é a vacinação”, afirma a coordenadora do PNI, Júlia Oliveira, lembrando que as únicas contra-indicações são para pessoas que possuem alergia à proteína do ovo ou que apresentaram uma reação severa (anafilática) a uma dose anterior da vacina.

Iniciada no dia 22 deste mês, a campanha se estende até 09 de maio, com o objetivo de imunizar crianças de seis meses a cinco anos, idosos a partir dos 60 anos, gestantes, trabalhadores da saúde, puérperas (mulheres com até 45 dias pós-parto), reeducandos e funcionários do sistema prisional, além de povos indígenas e portadores de doenças crônicas como cardiopatias, problemas pulmonares, diabetes, Aids e doenças renais crônicas (estes mediante apresentação de comprovação médica).

Reunindo todos os esforços para repetir os resultados positivos das campanhas anteriores, garantindo ao público-alvo da campanha sua dose de proteção contra a doença, o Programa já deu início à vacinação nos abrigos e unidades hospitalares da capital. A equipe do PNI também vem realizando o agendamento de solicitações de aplicação de vacinas em domicílio, promovendo a imunização de idosos que se encontram acamados e, portanto, impossibilitados de se locomoverem até um posto de vacinação. O agendamento dessas visitas pode ser feito pelo telefone 3315-5221, no horário das 8h às 14h.

Gripe

Causada pelo vírus Influenza, a gripe é uma infecção do sistema respiratório e por mais que não seja considerada uma doença grave, pode levar à morte, sobretudo quando aparece associada a outras complicações mais graves, como traqueobronquite ou pneumonia, esta responsável por um grande número de internações hospitalares no país. A doença inicia-se com febre alta, em geral acima de 38 graus, seguida de dores musculares, de garganta e de cabeça e tosse seca. A febre é o principal sintoma e dura em torno de três dias.

O Brasil é um dos poucos países a oferecer, desde 1999, a vacina gratuitamente, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o Ministério da Saúde, a imunização anual pode evitar 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da Influenza. O MS recomenda ainda que, em qualquer suspeita, o paciente procure imediatamente orientação médica.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate