Técnicos da Adeal em Coruripe para combater foco de lagartas

Técnicos da Adeal em Coruripe para combater foco de lagartas

Representantes da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) informaram que há a suspeita de um novo foco da Helicoverpa armigera em Alagoas, detectada no município de Coruripe.

Helicoverpa armigera é uma lagarta identificada recentemente, que tem surpreendido produtores e pesquisadores pelo seu poder de destruição, causando prejuízos principalmente às lavouras de milho, soja e algodão.

Nesta quarta feira, técnicos da Gerência de Inspeção e Defesa Sanitária Vegetal da Adeal e fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realizarão a inspeção na área atacada.

A exemplo do foco encontrado, em dezembro do ano passado, nos municípios de Arapiraca e Limoeiro de Anadia, lagartas semelhantes à helicoverpa foram detectadas em plantações de feijão de Coruripe.

“Amostras foram colhidas para que seja feito o trabalho de confirmação laboratorial da praga. Caso seja confirmada, as medidas de supressão serão imediatamente colocadas em prática”, informou a gerente de Inspeção e Defesa Sanitária Vegetal da Adeal, Maria José Rufino.

O anúncio da suspeita de um novo foco da praga foi feito durante a reunião do consórcio de combate a Helicoverpa armigera que é formado por representantes de 35 instituições dentre elas estão: Adeal, Secretaria de Estado da Agricultura, Faeal, Conab, Embrapa, Emater, Fetag-AL, AMA, UFAL, Fitoagro, SEMAG Arapiraca, Sebrae e o Mapa.

O encontro foi realizado, na segunda-feira (14), na sede da Federação da Agricultura. Na oportunidade, os técnicos anunciaram também as ações que já estão sendo colocadas em prática em todo o Estado no programa de supressão a helicoverpa.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate