Agricultores de Traipu recebem kit de apicultura

Agricultores de Traipu recebem kit de apicultura

Agricultores familiares do município de Traipu serão contemplados com kits de apicultura na manhã desta sexta-feira (11). Os pequenos produtores rurais foram selecionados por técnicos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), com apoio da Prefeitura Municipal de Traipu, em junho de 2013 e desde então passaram por diversas capacitações e palestras sobre técnicas de como criar abelhas.

Ao todo serão entregues 46 kits completos de apicultura, cada um contendo 10 colmeias completas, 10 suportes, equipamentos de proteção individual, cera alveolada, carretilha, formão e fumigador. “O objetivo desse trabalho é transformar a apicultura em mais uma fonte de renda para as famílias do nosso município”, explica a prefeita Conceição Tavares. O material será distribuído a partir das 10h no Ginásio de Esporte Ribeirão.

Todos os agricultores selecionados para receber os kits estavam inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais, o CAD Único do governo federal, e já trabalhavam com a produção de mel, mas de forma artesanal. “Agora eles estão capacitados, aprenderam técnicas de instalação dos equipamentos e de manejo, isso vai garantir o desenvolvimento da produção de mel e das famílias”, afirma José Aparecido, secretário municipal de Pesca.

Com as capacitações, os pequenos produtores rurais aprenderam a prestar atenção na situação das colmeias, observando a quantidade de alimento disponível, a presença e a qualidade da postura da rainha, o desenvolvimento das crias e, principalmente, a ocorrência de doenças ou pragas, que é o que vai garantir a prevenção de alguns problemas e o sucesso da produção.

Segundo o secretário Municipal de Meio Ambiente, José Francival Basílio, que também é criador de abelhas em Traipu, cada colmeia produz no verão entre 10 e 12 quilos de mel a cada vinte dias. “No ano de 2013, usando oito colmeias, eu consegui cerca de 500 litros de mel, atingindo um valor de R$ 12.500,00 no ano, já que cada litro é vendido por RS 25,00. Esse cálculo rápido nos leva a constatar que somente com a apicultura os pequenos produtores rurais vão arrecadar mais de um salário mínimo por mês”, explica.

A prefeita Conceição Tavares lembra que Traipu tem capacidade para produzir mel o ano inteiro, devido ao clima quente e com poucas chuvas. “Isso é muito bom para a apicultura. Nosso clima ajuda diretamente na produção de mel. Queremos que os apicultores do nosso município abracem essa atividade que é sustentável, não destrói nada e o que é melhor, gera renda”, pontua a prefeita.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate