No mesmo dia: Téo exonera Zé Wanderley e ‘dispensa’ Nonô

No mesmo dia: Téo exonera Zé Wanderley e ‘dispensa’ Nonô

O Diário Oficial do Estado do dia 5 de abril, que eu só consegui ler nesta quarta-feira, traz algumas “surpresas”, além da exoneração do pré-candidato tucano ao governo, Eduardo Tavares. A maior delas foi a exoneração do ex-vice governador José Wanderley.

Médico renomado, Zé Wanderley é, como se sabe, amigo pessoal do governador Teotonio Vilela Filho. E a julgar pelo DO era assessor especial do governo. Ele só não foi para a reeleição junto com Téo por conta das desavenças entre PSDB e PMDB nas eleições de 2010.

A ‘surpresa’ não está na função em si, mas no fato de  que um  assessor especial do governador foi apresentado pelo PMDB como um dos nomes cotados para disputar o governo pela Frente de Oposição.

Essa seria, na visão de muitos que ainda torcem pelo reatamento dos laços que tornaram Renan Calheiros e Téo Vilela conhecidos como “senadores siameses” no passado, a solução ideal. Zé Wanderley seria um nome capaz de unir novamente as duas “raposas” da política alagoana.

Na mesma edição do DO um outro ato do governador chama a atenção: ele dispensa o vice-governador das funções de “Membro, Coordenador, e de Presidente de todos os Órgãos Colegiados, Comissões, Comitês, e Grupos de Trabalho do Poder Executivo Estadual”. Tudo isso de uma tacada só. Em outro ato, Vilela também dispensa  Nonô “da função de Coordenador do Programa da Reconstrução dos Municípios de que trata o Decreto Estadual nº 13.979, de 6 de junho de 2011, publicado no Diário Oficial do dia subsequente”.

Nos atos do governador não existe nada além do cumprimento do prazo de desincompatibilização de Zé Wanderley e Nonô que podem disputar cargos nas eleições deste ano. No mesmo dia também saiu a exoneração de Rodrigo Cunha, do Procon, e Jorge VI, da Secretaria Adjunta do Esporte.

reprodução dos atos do governador, no DO de 5 de abril de 2014
reprodução dos atos do governador, no DO de 5 de abril de 2014

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate