Jequiá da Praia adota modelo de desenvolvimento sustentável na apicultura

Jequiá da Praia adota modelo de desenvolvimento sustentável na apicultura

Na próxima terça-feira (8), integrantes do Arranjo Produtivo Local (APL) de Apicultura do Litoral e Lagoas, programa da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) em parceria com o Sebrael/AL, participarão de uma oficina voltada ao desenvolvimento sustentável da apicultura em Jequiá da Praia. A capacitação permitirá avanço na fabricação de um modelo de produção pautado na preservação do meio ambiente.

Durante a oficina, os produtores irão discutir a elaboração de um projeto voltado ao desenvolvimento sustentável da apicultura no município. Na ocasião, além de apicultores e do consultor do Sebrae/AL, estarão presentes técnicos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), pois o local possui uma Reserva Extrativista (Resex) sob proteção do órgão.

De acordo com a gestora do APL de Apicultura do Litoral e Lagoas, Patrícia Carneiro, a iniciativa partiu de uma demanda dos extrativistas. “A necessidade dos apicultores fez com que a prefeitura mandasse um projeto para o Sebrae, que adotou a ideia. O momento é ideal para a evolução da apicultura na região”, avaliou.

A cidade de Jequiá da Praia é famosa pela própolis vermelha. O produto é raro e segundo um estudo do professor Ticiano Gomes, que desenvolveu uma pesquisa sobre o assunto, a matéria-prima contém uma substância com possível utilidade no combate de doenças como o câncer e o HIV.

Entrega de Colmeias

Na quarta-feira (9), outra ação promoverá o desenvolvimento da apicultura no litoral: cinco colmeias serão entregues para produtores da cidade de Barra de Santo Antônio. As colônias de abelhas foram adquiridas de um apicultor em Japaratinga, que também integra o Arranjo Produtivo Local (APL) de Apicultura do Litoral e Lagoas.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate