Pulverização de candidatos do governo beneficia oposição

Pulverização de candidatos do governo beneficia oposição

O presidente de honra do PSDB-AL dá entrevista coletiva nesta segunda-feira, para anunciar o lançamento da pré-candidatura de Eduardo Tavares ao governo.

A decisão inesperada do governador Teotonio Vilela Filho abalou, até agora, apenas a base aliada do governo. Na Frente de Oposição a “novidade” é encarada com muita tranquilidade e não deve provocar nenhuma mudança de rota nos próximos dias.

O PMDB, me disse um dirigente do partido, não vai lançar nenhum nome agora: “nosso cronograma está traçado e vamos cumpri-lo. O Téo resolveu antecipar o jogo porque estava perdendo terreno”.

A avaliação inicial é que a pulverização de candidatos do governo beneficia diretamente a oposição: “essa profusão de candidatos beneficia ainda mais nosso grupo. Nossos pré-candidatos lideram para o Senado e para o governo e devem se fortalecer ainda mais com essa estratégia adota pelos governistas”, aponta o peemedebista.

Outra opinião de um líder petista é que Vilela fará o mesmo jogo de 2012: “ele foi na convenção de todos os candidatos, mas na prática só apoiou o Rui Palmeira. Agora vai fazer o mesmo”.

O presidente estadual do PDT também não quis comentar a decisão de Téo Vilela, mas confirmou que a agenda do próximo dia 11, em Penedo, não muda: “o encontro da Frente de Oposição vai tratar do diagnóstico e também do plano de governo, vamos abrir espaço para que as lideranças apresentem sugestões”, adianta.

O ex-governador Ronaldo Lessa reconhece, no entanto, que a semana será de muita conversa, em Alagoas: “é claro que vamos avaliar o novo quadro. A permanência do governador no cargo indica que ele será o coordenador da campanha no seu grupo e é provável que ele trabalhe para beneficiar seu candidato”, avalia.

Para Lessa, a primeira leitura que se tem é que o governador quis apostar “no diferente, no novo”: “o Lula fez isso com Dilma e Haddad, mas com tempo, lançando os nomes mais de um ano anos da eleição. Aqui no caso de Alagoas não sei se haverá tempo para uma estratégia semelhante”, pontua.

A nota do PSDB

O PSDB distribuiu às 16h deste domingo nota confirmando a entrevista coletiva de Téo Vilela sobre o lançamento da candidatura de Eduardo Tavares. O blog reproduz na íntegra:

PSDB lança pré-candidato ao governo nessa segunda-feira

O PSDB de Alagoas convida a imprensa para entrevista coletiva do seu Presidente de Honra, Governador Teotonio Vilela Filho, nesta segunda-feira, 7 de abril, às 9h, na Sala Mundaú do Hotel Radisson, para anunciar a pré-candidatura de Eduardo Tavares ao Governo do Estado na disputa eleitoral desde ano. Além do Governador, participam da entrevista o pré-candidato Eduardo Tavares e a executiva estadual do PSDB.

Eduardo Tavares é Procurador de Justiça, foi Chefe do Ministério Público Estadual por dois mandatos, três vezes presidente da Associação de Procuradores de Justiça de Alagoas, professor de Direito e ex-diretor da Faculdade de Direito do Cesmac, ocupou por dois meses o cargo de secretário de Estado da Defesa Social, se descompatibilizando para disputar mandato político na eleição deste ano.

Sertanejo de Traipu, o Procurador já atuou na política quando foi vereador de Traipu aos 21 anos. Estudioso e apaixonado pelo Rio São Francisco, onde gosta de velejar, está escrevendo um livro sobre este curso d’água, considerado um dos maiores do Brasil.

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate