Começa a funcionar em Alagoas o programa reversa de óleos lubrificantes

Começa a funcionar em Alagoas o programa reversa de óleos lubrificantes

O Programa Jogue Limpo, que realiza a logística reversa de embalagens de óleos lubrificantes em Alagoas, iniciou oficialmente suas atividades nessa quinta-feira (03). O Programa, que desde a quarta-feira vem mapeando postos de combustíveis do município de Maceió, realizou uma demonstração da logística com resíduos coletados em um posto de combustíveis que já aderiu ao Jogue Limpo.

Além de postos, concessionárias e oficinas mecânicas estão entre os principais geradores de resíduos de embalagens de óleos, considerados como perigosos pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, e estão sendo visitados por representantes do Jogue Limpo para explicação e adesão ao Progama.

Aqueles que aderirem, receberão um latão identificado onde devem depositar as embalagens de óleos, que serão coletadas por caminhão equipado com uma balança digital, que emitirá um comprovante do peso coletado, cujos dados são integrados ao sistema inteiramente automatizado em tempo real, cujos dados também estão disponíveis para o Governo do Estado, que irá realizar a fiscalização. As embalagens seguem para um centro de processamento, onde serão recicladas e transformadas em produtos plásticos para uso em construção civil.

O coordenador do Jogue Limpo no Nordeste, Alcebíades Neto, explica que nem todas as empresas geradoras são obrigadas a participarem do Programa: “Elas só têm obrigação de dar a destinação adequada aos resíduos, que são considerados perigosos. Alguns postos já têm empresas que realizam a coleta das embalagens, porém o Jogue Limpo é o único que é gratuito, por ser fruto de um acordo setorial entre os fabricantes de óleos lubrificantes e o Governo Federal” diz. o Programa tem a meta de atingir 70% de todo o estado até o final de 2014.

O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Napoleão Casado, ressaltou a importância da vinda do Programa para Alagoas nesse momento em que o Estado consolida a Política Estadual de Resíduos Sólidos, através dos Planos Estaduais e Intermunicipais de Resíduos. Casado afirma que as parcerias são muito importantes para gestão de resíduos e discutiu com o presidente do Sindicombustíveis de Alagoas, James Thorp, a ideia de identificar empresas ambientalmente adequadas.

O Sindicombustíveis-AL está atuando diretamente junto aos proprietários de postos de gasolina para divulgar e prestar esclarecimentos sobre o Jogue Limpo, que continuará o mapeamento de geradores de resíduos e vai iniciar o cadastro dos interessados.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate