Cobertura de saneamento alcança índices históricos em Alagoas

Cobertura de saneamento alcança índices históricos em Alagoas

A cobertura da rede de esgotamento sanitário de Alagoas atingiu índices históricos nos últimos sete anos, passando de 15% para 40%. A ampliação, como explica a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), é resultado de investimentos maciços aplicados em obras de saneamento em todo o estado.

Em Maceió, a abrangência do sistema de esgoto praticamente dobrou, devendo chegar a 60% de cobertura até o final de 2014, atingindo 80% até 2016, com as novas obras executadas pela Seinfra e pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).

“Quando falamos em saneamento, estamos falando de saúde e qualidade de vida das pessoas. Por isso é uma prioridade para o governador Teotônio Vilela Filho”, afirmou o secretário de Estado da Infraestrutura, Marcos Vital.

Esgotamento sanitário

O Governo de Alagoas executa grandes obras orçadas em mais de R$ 610 milhões em esgotamento na capital e municípios. Os recursos, oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), envolvem obras de ampliação e melhoria na estrutura de esgoto e água que incluem estação de tratamento de esgoto, interceptores, estações elevatórias de esgoto, linhas de recalque e redes coletoras de esgoto.

Na parte alta da cidade serão executadas as obras de Esgotamento da Bacia Mundaú e do Pratagy/Benedito Bentes, além da ampliação do esgotamento sanitário dos bairros do Santos Dumont, Antares, Clima Bom, Farol, Pinheiro, Pitanguinha, Sanatório, Gruta de Lourdes, Canaã, Santo Amaro, Jardim Petrópolis, entre outros. O governo também vai iniciar a terceira etapa do esgotamento da Baixa Maceió, que junto com a Bacia Mundaú e o Pratagy atenderão os dez maiores bairros da cidade, garantindo condições mais dignas de vida para as famílias das regiões atendidas.

O secretário adjunto de Obras, Transporte e Logística da Seinfra, Jamerson Cavalcante destaca a execução de 182 quilômetros de esgotamento sanitário em vários municípios alagoanos. “Conseguimos fazer com que o saneamento básico do Estado mais que dobrasse, é um grande avanço para o desenvolvimento social de Alagoas. Hoje, vários municípios já possuem rede de esgotamento sanitário”, disse.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate