Prefeitos do Conisul assinam contrato de rateio de serviços de saúde e assistência farmacêutica

Prefeitos do Conisul assinam contrato de rateio de serviços de saúde e assistência farmacêutica

Prefeitos e secretários de Saúde integrantes do Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas – Conisul – estiveram reunidos nesta segunda-feira, 25, no auditório da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) para assinar o contrato de rateio da Média Complexidade e Assistência Farmacêutica, deliberar sobre os prazos de envio de medicamentos da assistência farmacêutica, bem como conhecer o cronograma de execução dos serviços ambulatoriais e hospitalares a serem executados nos municípios a partir do mês de maio.

Fizeram parte da mesa o presidente do Consórcio, prefeito de Penedo, Március Beltrão, o vice-presidente, prefeito de Porto Real do Colégio, Sérgio Reis Santos, o deputado estadual Joãozinho Pereira, o secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas e o superintendente do Conisul, Pedro Madeiro.

Na oportunidade, Március reforçou junto aos prefeitos e secretários a grande economia na aquisição dos dois serviços do Consórcio. “Há serviços e medicamentos que vão gerar uma economia que gira em torno de 50% ou percentuais acima desse número o que viabilizará mais assistência a nossos munícipes e ampliação da cobertura da saúde nas cidades consorciadas”, frisou. O presidente falou sobre a abertura dos serviços para outros municípios, que entrarão no Conisul como convenentes.

Villas Bôas reforçou que o apoio ao Conisul é uma determinação direta do governador Teotonio Vilela Filho. O secretário estadual disse que a meta da Sesau é colocar recursos da região no Consórcio. “Queremos fomentar e incentivar que os demais municípios façam parte do Conisul, provando que o Consórcio é uma ferramenta capaz de otimizar recursos e atender a população”, completou.

Joãozinho Pereira parabenizou os prefeitos pela iniciativa e mostrou-se animado com a redução dos custos com procedimentos na saúde. O parlamentar salientou que é necessário descentralizar os serviços e adquirir equipamentos para a região.

“O Conisul deve mapear todos os serviços da região e promover um ranking entre os consorciados, para acompanhar os indicadores dos municípios. Devemos ter leitos de UTI disponíveis à população, além de fortalecer serviços das UPAS e SAMU”, declarou.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate