Comissão da Verdade ouvirá depoimento de Carlito Lima e Maria Helena

Comissão da Verdade ouvirá depoimento de Carlito Lima e Maria Helena

O capitão do Exército Carlos Roberto Peixoto Lima, [Carlito Lima], e a economista Maria Helena Raimundo da Silva serão ouvidos pelos integrantes da Comissão Estadual da Memória e Verdade Jayme Miranda. A oitiva de depoimentos ocorre nesta terça-feira (25) às 9 horas, no auditório no Museu da Imagem e do Som (Misa), em Jaraguá.

Carlito Lima vai depor sobre o período em que foi oficial do exército em Recife e Maceió, durante a década de 1960 e 1970. Ele foi carcereiro de importantes militantes da esquerda brasileira em Pernambuco, a exemplo de Miguel Arraes, Gregório Bezerra, Paulo Freire, Francisco Julião, Paulo Cavalcanti, Pelópidas Silveira, Alfredo Ferreira Lima e tantos outros prisioneiros políticos.

O militar é alagoano de Maceió, tem 73 anos, é engenheiro civil, escritor, membro da Academia Alagoana de Letras. Ele escreveu um importante livro Confissões de um Capitão onde relata boa parte da sua vivência no Exército e principalmente durante o Golpe Militar de 1964.

A economista e funcionária aposentada da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) Maria Helena Raimundo da Silva foi presa sob seqüestro em 1973.

Os trabalhos serão conduzidos pelo presidente da comissão padre Manoel Henrique com a participação dos demais integrantes: o procurador da República aposentado Delson Lyra da Fonseca; o jornalista Ênio Lins de Oliveira; o advogado Everaldo Bezerra Patriota; a professora universitária Maria Alba Correia da Silva; a economista e presa política durante a ditadura militar Maria Yvone Ribeiro; e a funcionária pública Olga Miranda.

Os trabalhos contarão ainda com a participação do secretário executivo da comissão, advogado Jomery Neri, e o superintendente de Direitos Humanos, Geraldo Majella.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate