Alagoas pode ter reconhecimento internacional como zona livre da aftosa

Alagoas pode ter reconhecimento internacional como zona livre da aftosa

Alagoas vive a expectativa do reconhecimento internacional como zona livre da aftosa com vacinação. O Estado foi reconhecido nacionalmente, em setembro de 2013, como zona livre da aftosa pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O reconhecimento só será concedido pela Organização Internacional de Epizootias (OIE), de acordo com as avaliações das missões em cada local visitado.

Para Marcelo Lima, diretor-presidente da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), o esforço dos técnicos da agência junto com os criadores foi essencial para o reconhecimento nacional como zona livre da aftosa com vacinação. Agora, o trabalho conjunto será decisivo para que a OIE reconheça internacionalmente Alagoas.

De acordo com o diretor, o Estado está preparado para receber a visita da missão. Ele espera que o reconhecimento ocorra ainda no mês de maio. “A missão da OIE já se encontra no Brasil e alguns estados já estão sendo visitados”, afirma Marcelo.

O Ceará, que recebeu recentemente a missão, teve resultado positivo no reconhecimento. Marcelo afirma que a expectativa para Alagoas também é boa, visto que se encontra entre os quatro estados que atenderam as recomendações do Ministério da Agricultura. “Só por estarmos nessa posição e mais com a implantação da GTA Eletrônica e com todos esses trabalhos e avanços, Alagoas também participará dos estados nordestinos que vão ter a comprovação pela OIE como zona livre da aftosa com vacinação”, declara.

A visita da missão da Organização Internacional de Epizootias ainda não possui data prevista.

 Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate