Comissão liderada pelo Judiciário agilizará atendimento em desastres

Comissão liderada pelo Judiciário agilizará atendimento em desastres

Alagoas conta com um Gabinete de Crise para gerenciar as ações em eventuais catástrofes climáticas, como as enchentes que atingiram diversos municípios do estado em junho de 2010. Designada recentemente, a comissão é liderada pelo Judiciário, através do magistrado André Gêda Peixoto Melo, e conta com representantes da Defesa Civil, Ministério Público Estadual (MPE), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Defensoria Pública.

Nessas situações, a Justiça deve prestar assistência às vítimas, por exemplo, emitindo documentos perdidos ou destruídos e determinando a destinação segura para crianças separadas das famílias em virtude do desastre, além de restaurar processos judiciais e registros cartorários que tenham sido danificados. “O Judiciário já tem realizado essa trabalho quando necessário, como aconteceu nas enchentes de 2010”, ressalta André Gêda.

O Gabinete de Crise, explica o juiz, “possibilitará uma resposta mais ágil à sociedade e uma maior integração entre os órgãos envolvidos”. Outra atribuição do Judiciário, que necessita agilidade, é autorizar o sepultamento e a exumação de corpos, nos casos em que não for possível realizar prontamente a identificação.

Recomendação do CNJ

A criação do Gabinete de Crise foi uma das recomendações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em junho de 2012, após estudos realizados durante a atuação da Justiça na tragédia de 2011, na região serrana do Rio de Janeiro, causada por deslizamentos de terra.

O CNJ também recomendou aos Tribunais de Justiça dos Estados a elaboração de plano de ação para o enfrentamento e solução de situações decorrentes de calamidades. A ampliação dos horários de atendimento em unidades judiciárias e instalação de posto da Vara da Infância e Juventude no local estão entre as sugestões.

O Judiciário deve ainda disponibilizar profissionais que possam ser úteis em diversas áreas, como médicos, engenheiros e assistentes sociais, se disponíveis. Confira a íntegra da recomendação.

Os integrantes da comissão foram designados em fevereiro passado pelo presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), José Carlos Malta Marques. O advogado Everaldo Bezerra Patriota integra o grupo representando a OAB. Pelo MPE, foi designado o promotor Elisio da Silva Maia Júnior. A Defensoria compõe com o defensor Fabrício Souto Leão. O capitão dos Bombeiros Edvaldo de Oliveira Nunes Filho atua pela Defesa Civil.

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate