Licença de Implantação do estaleiro de Coruripe pode sair este mês

Licença de Implantação do estaleiro de Coruripe pode sair este mês

Depois de quase quatro anos e espera o Ibama liberou, no dia 27 de julho de 2013, a licença prévia para a construção do Estaleiro Eisa, em Coruripe. Isso depois de feito tanas exigências que terminaram na mudança da área original do projeto, que seria o Pontal de Coruripe para o povoado de Miaí de Cima.

Parecia que o processo iria andar mais rapidamente após a liberação da licença prévia. Parecia. As exigências foram tantas que a empresa encarregada pelo Grupo Synergy para a elaboração projeto ambiental, a  Acquaplan, levou mais 5  meses para apresentar o estudo complementar, em dezembro do ano passado.

Novas exigências foram feitas pela diretoria de licenciamento do Ibama – entre elas a antecipação de medidas compensatórias. Nesse meio tempo até o estaleiro mudou de nome e passou a se  chamar de Enor (Estaleiro do Nordeste).

Depois de reunião, na última quinta-feira, com o presidente do Conedes, Luiz Otávio Gomes, que passou a representar o governo de Alagoas no grupo que trabalha para viabilizar o projeto do estaleiro, o Grupo Synergy entregou, esta semana, no Ibama, o projeto com as chamadas “medidas compensatórias”.

Agora, a expectativa é que liberação da licença de implantação do Estaleiro do Nordeste, em Coruripe, saia até o final deste mês ou na primeira quinzena de março.

O projeto inclui ações que serão desenvolvidas pelo município e pelo estado nas áreas social, de infraestrutura, Saúde e Educação, entre outras.

Entre as medidas está o compromisso de aumentar a rede de saúde, de incentivo ao ensino técnico e a duplicação da rodovia que liga a Barra de São Miguel a Coruripe. “Todas as exigências do Ibama foram atendidas, inclusive com a apresentação de projetos que poderiam ser  apresentados depois do início da construção do estaleiro. Estamos confiantes na liberação da licença para os próximos dias, o que pode permitir o início da construção do estaleiro até meados deste ano”, aponta Luiz Otávio Gomes.

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate