Sindaçúcar-AL apresenta propostas a Comitê Temático da Sudene

Sindaçúcar-AL apresenta propostas a Comitê Temático da Sudene

O presidente do Sindaçúcar-AL, Pedro Robério Nogueira, alertou para os riscos da situação de insolvência vivenciada pelo setor sucroenergético em todo o País, defendendo no Comitê Temático Interinstitucional para Recuperação do Setor Sucroenergético da Região Nordeste propostas para o enfrentamento da crise.

Representantes do grupo gestor, formado por representações de todos os segmentos do setor sucroenergético nordestino, estarão reunidos nesta quinta-feira, 20, na sede da Sudene, em Recife, a partir das 9h30.

Entre as propostas apresentada pelo presidente do Sindaçúcar-AL, está a continuidade do pagamento da subvenção sobre a produção de etanol e da cana nas safras 12/13 e 13/14, além da criação de uma linha de financiamento especial para que as empresas possam promover os tratos culturais agrícolas e a liquidação de eventuais débitos com os fornecedores de cana.

Segundo Nogueira, em todo o país, além dos casos de recuperação judicial, há unidades industriais que paralisaram suas atividades nessa safra, onde grandes grupos estão abandonando a atividade canavieira.

De acordo com o presidente do Sindaçúcar-AL, além da dificuldade enfrentada pelas unidades industriais, a crise afeta também os demais representantes da cadeia do setor sucroenergético. “Os fornecedores de cana estão reduzindo de forma drástica a atividade; fornecedores de insumos estão sofrendo com a inadimplência setorial e os trabalhadores rurais perdendo postos de trabalho”, reforçou.

Segundo Nogueira, no caso do Nordeste, a crise foi agravada pela seca das últimas safras; pela já tradicional dificuldade estrutural e climática na atividade agrícola e pela dependência dos municípios da renda gerada pela atividade canavieira. “Nessas duas últimas safras, o Nordeste canavieiro teve uma redução de receita de mais de R$ 3,5 bilhões”, afirmou.

Assessoria

Comitê

O Comitê Temático Interinstitucional para Recuperação do Setor Sucroenergético da Região Nordeste, criado pelo Ministério da Integração Nacional, tem objetivo de propor ações de médio e longo prazos para o soerguimento do setor. Até junho próximo o grupo gestor deverá para concluir os trabalhos e apresentar sugestões de um plano de ação para o governo federal.

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate