Preço do açúcar no mercado externo prejudica AL

Preço do açúcar no mercado externo prejudica AL

Com a safra 13/14 entrando na reta final, o presidente da Cooperativa Regional dos Produtores de Açúcar e Álcool de Alagoas (CRPAAA), José Toledo Ribeiro Filho, anunciou que o excesso da oferta de açúcar no mercado internacional levou a uma queda no preço do produto em mais de 10%.

“Os produtores de açúcar e álcool do Brasil como um todo optaram em produzir mais açúcar para exportação. E, com isso, sofremos o efeito bumerange com o aumento da oferta no mercado internacional não acompanhou a demanda”, afirmou Toledo.

De acordo com o industrial, a queda nos preços vem sendo acumulada nos últimos 12 meses. “Alagoas vem sendo prejudicado. Afinal é o Estado que percentualmente exporta mais açúcar. Pelo menos 60% dos derivados da cana tem como destino o mercado externo. Já outros Estados que são grandes produtores, a exemplo de São Paulo, Paraná e Minas Gerais, tem um percentual de exportação muito menor”, frisou.

Segundo Toledo, Alagoas foi o Estado que mais sofreu com a política de contenção de preços dos combustíveis implantada pelo governo federal, associado a um processo de redução de safra decorrente da seca que castiga a região canavieira há mais de dois anos.

Estimativas do setor apontam que o ciclo 13/14 deve ser finalizado com uma produção de até 24 milhões de toneladas de cana. A quantidade de cana beneficiada, em comparação a moagem passada, representa uma variação de negativa de até 15%.

 Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate