Teotonio Vilela pedirá à Dilma recursos para o Semiárido

Teotonio Vilela pedirá à Dilma recursos para o Semiárido

Prefeitos do Sertão estiveram no Palácio República dos Palmares nesta segunda-feira (17) para discutir a seca na região. Iniciativa do governador Teotonio Vilela Filho, a reunião teve como finalidade encontrar soluções para minimizar o problema. Entre os encaminhamentos, estão uma nova fiscalização nos carros-pipa e a solicitação de recursos junto ao Governo Federal.

A vistoria, realizada pela Vigilância Sanitária Estadual, responsável pela emissão dos alvarás de funcionamento, será agendada pelo órgão e pela Coordenadoria de Defesa Civil (Cedec). A finalidade é verificar se carros-pipa barrados devido a pequenas irregularidades já sanaram a situação para que possam ser liberados para o transporte de água.

O pagamento dos pipeiros também foi tratado durante a reunião e as prefeituras se comprometeram a agilizar os documentos pendentes, um dos motivos que vem atravancando a liberação do dinheiro. O coordenador da Cedec, coronel Edvaldo Nunes, disse que o fechamento do Sistema Integrado de Administração Financeira para Estados e Municípios (Siafem) por 50 dias também prejudicou o pagamento.

O governador lembrou estar disposto a ajudar os municípios e se comprometeu a conversar com a presidenta Dilma Rousseff sobre a questão. “Estou à disposição, assim como os secretários ligados à área. A presidenta estará em Maceió amanhã e já vou aproveitar o momento para conversar com ela a respeito da seca em Alagoas”, disse.

De acordo com o cel. Nunes, as ações da Defesa Civil no Estado têm recursos garantidos até o próximo dia 31 de março. Iniciada em março de 2013, a operação tem um custo de R$ 2,5 milhões por mês e conta com 225 pipeiros, além da distribuição de farelos de aveia e soja. Ao todo, 45 municípios decretaram situação de emergência devido à estiagem em Alagoas.

“Esse é um momento duro, difícil, mas vamos resolvê-lo. Estamos vendo o que precisa ser feito para que possamos fazer e avançar nesse processo, levando água para o sertanejo”, expôs Teotonio Vilela. “Estou sempre à disposição para receber os prefeitos, inclusive em caráter de urgência, para que possamos dar andamento ao que foi encaminhado”, completou.

O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos e prefeito de Pão de Açúcar, Jorge Dantas, destacou a importância da reunião. “Foi um encontro muito produtivo, onde os prefeitos puderam colocar o que está acontecendo. Na verdade, o que existe não é como o noticiado na imprensa e precisamos discutir a questão. Tenho certeza de que teremos bons resultados”, afirmou.

Além dos prefeitos do Sertão, também participaram dos debates os secretários de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Napoleão Casado; da Agricultura e Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior; e de Articulação Política, Rogério Teófilo; o secretário-adjunto da pasta, Fábio Rodrigues, e representantes do Exército Brasileiro e da Secretaria de Saúde.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate