EMATER/AL realiza missão técnica no Médio Sertão

EMATER/AL realiza missão técnica no Médio Sertão

As diretorias e coordenadorias do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (EMATER/AL) estiveram reunidas na última semana com a equipe da Gerência Regional do Médio Sertão, com sede em Santana do Ipanema, para discutir o planejamento estratégico das ações de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa na região para 2014. Estiveram presentes os servidores dos nove municípios compreendidos pela regional.

Na oportunidade o diretor de Programas Estratégicos da EMATER/AL, José Mário Medeiros, apresentou a planilha de informações que constará no sistema de acompanhamento de atividades de ATER, que está em fase de implantação. No material os extensionistas terão que manter atualizadas as informações sobre ações, programas e projetos desenvolvidos no município, a exemplo da produção de feijão e milho, que são muito fortes na região.  “Os dados servirão de base para ajustes no planejamento estratégico da EMATER/AL”, reforçou o diretor da EMATER/AL.

A diretora presidente da EMATER/AL, Inês Pacheco, acompanhou as discussões e destacou que a agenda de trabalho é momento de alinhar as ações, dirimindo as dúvidas e ruídos no processo de construção do planejamento do instituto. “A missão foi dividida em dois grupos, a parte técnica de atividade fim e a parte administrativa/financeira. Estamos fazendo um esforço grande para atender a todos os pleitos, sabemos dos desafios nos escritórios locais e estamos buscando parcerias para ampliar nossa atuação e estrutura de trabalho”, informou Inês Pacheco.

O grupo visitou ainda a Estação Experimental da EMATER/AL, unidade Santana do Ipanema, onde o pesquisador Fernando Gomes explanou sobre os trabalhos desenvolvidos com Sorgo, Palma e Milho voltados para produção de alimentação animal. Os trabalhos tem parceria com o Banco do Nordeste e Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA).

De acordo com o último levantamento do IBGE, os municípios de Santana do Ipanema, Maravilha, Carneiros, Dois Riachos, Olivença, Ouro Branco, Poço das Trincheiras, São José da Tapera e Senador Rui Palmeira reúnem 16.144 estabelecimentos da agricultura familiar. As culturas que mais se destacam são feijão, com 12.251 hectares de área plantada, e milho com 9.300 hectares.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate