Chapão só define nome do candidato ao governo em abril

Chapão só define nome do candidato ao governo em abril

Os caciques da Frente de Oposição, o “chapão”, unificaram o discurso em Arapiraca – como antecipei que aconteceria. O encontro reuniu, pelas contas dos organizadores, 16 partidos, nomes como os de Ronaldo Lessa, Fernando Collor e Renan Calheiros.

No final venceu a estratégia montada pelo presidente do Senado. Renan Calheiros passou os últimos dias conversando com cada um dos líderes do grupo para convencê-los que o momento, agora, é para definir uma proposta para Alagoas. A escolha da chapa fica para abril – ou maio.

Depois de baixar a poeira na Frente de Oposição, Renan Calheiros agora trabalha consolidar a indicação do nome do deputado federal Renan Filho – que está bem próxima da unanimidade ao menos entre os líderes dos 16 partidos do “chapão”.

Renan Calheiros sinalizou que apresentará os nomes no próximo encontro da frente, marcado para 7 de abril. Pode até ser, mas é pouco provável.

Antes de apontar o nome que vai apoiar, Renan Calheiros deverá anunciar publicamente que não é candidato ao governo. Somente depois disso é que ele abrirá prazo para a discussão interna e ao final “concordará” com a indicação que será feita por outros líderes do grupo: Renan Filho.

No mesmo ritmo

O saldo do encontro é positivo para a oposição. Depois da reunião de três horas entre Collor e Renan no começo da semana, a possibilidade de racha foi afastada. Por enquanto todos falam a mesma linguagem: união para vencer a eleição e uma proposta para desenvolver Alagoas.

Nos próximos dois meses o clima na frente de oposição será de calmaria. E é provável que continue assim. Com nomes como o de Cícero Almeida e Ronaldo Lessa fora das composições majoritárias, Renan Calheiros e Collor terão mais tranquilidades para unificar o palanque de Dilma Rousseff em Alagoas dando, provavelmente, uma vaga de vice para o PT.

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate