Desabastecimento: Conab deixa produtores de Alagoas sem milho

Desabastecimento: Conab deixa produtores de Alagoas sem milho

A Federação da Agricultura e Pecuária (FAEAL) e a Associação dos Criadores de Alagoas (ACA) devem encaminhar ofício até esta sexta-feira pedindo empenho de deputados e senadores da bancada federal do estado, bem como de órgãos como a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na regularização o abastecimento de milho do governo para produtores alagoanos.

Atualmente, segundo levantamento feito pelas entidades representativas dos produtores rurais todos os armazéns da Conab em Alagoas estão sem milho. “É uma situação preocupante, em função da estiagem, que está muito forte”, aponta o presidente da ACA, Domício Silva.

A demanda estadual pelo milho do governo, é estimada em 10 mil toneladas mensais, mas esse volume nunca chegou a ser a abastecido em função de dificuldades de logísticas. Alagoas não entrou, por falta de interesse, no abastecimento do milho através de navio e todo o produto chega ao estado em carretas, o que encarece o custo e diminui a capacidade de atendimento da demanda.

Outro problema, lembra Domício Silva é a redução da cota por produtor. “Além de não ter milho, reduziram a cota para 50 sacos por produtor. Isso dá apenas 3 mil quilos. Aqui se brigou para ser 14 toneladas,só sev chegou a 12 toneladas e agora reduziram para o 50 sacos”, reclama o presidente da ACA.

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate