Pesquisa vai definir ações para melhorar qualidade de vida de policiais

Pesquisa vai definir ações para melhorar qualidade de vida de policiais

A Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds) prepara uma pesquisa que vai mostrar como anda a saúde e os hábitos de policiais civis e militares, bombeiros e integrantes da perícia oficial. A iniciativa faz parte das ações estruturantes para melhoria do desenvolvimento pessoal e valorização dos profissionais de segurança pública.

 

De acordo com a assistente social da Polícia Militar e gestora da pesquisa, tenente Edênia Moreira, a ação acontecerá por meio de um convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e consiste em um estudo profundo com os profissionais dos quatro órgãos – PM, PC, CBM e PO. O objetivo é traçar o perfil e definir ações que contribuam com uma melhor qualidade de vida destes profissionais.

 

A pesquisa será realizada por uma equipe de pesquisadores da Fundação Universitária de Desenvolvimento, Extensão e Pesquisa (Fundepes) e tem como coordenador o professor Ricardo Silva.

 

Para o pesquisador, o momento é de sensibilizar os gestores para que atuem como facilitadores deste processo. “O próximo passo, no cronograma, é a pesquisa de campo, onde serão coletados os dados nos batalhões, companhias, grupamentos policiais e outros setores e precisamos deste apoio fundamental dos gestores para que possam nos apoiar neste sentido. Será um momento importante, onde estaremos reunindo todas as informações que serão nossa principal ferramenta nesta pesquisa científica”, explicou.

 

Cerca de R$ 1,1 milhão foram destinados ao projeto que além de contemplar a pesquisa sobre a qualidade de vida dos profissionais envolve a capacitação de gestores e docentes da segurança pública em saúde e segurança do trabalho; aquisição de software de registro; controle e notificação de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Além disso, o trabalho prevê o reaparelhamento dos setores de educação física e fisioterapia da Polícia Militar que atende os demais órgãos que compõem a Seds.

 

Após o levantamento da pesquisa, serão elaboradas propostas de ações com o objetivo de melhorar a qualidade de vida geral dos profissionais de segurança pública do Estado.

As visitas serão iniciadas neste mês na capital e no interior conforme calendário específico e terá a participação direta de especialistas, mestres e doutores em áreas como Sociologia, Filosofia, Medicina do Trabalho, Segurança Pública, entre outras.

 Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate